Em outubro de 1944, a Marinha dos EUA lutava contra a Marinha Japonesa no que ficaria conhecida como a maior batalha naval da história contemporânea. O combate nas Filipinas, que aconteceu durante a 2ª Guerra Mundial, recebeu o nome de Batalha do Golfo de Leyte.
A batalha foi dividida em quatro confrontos: Batalha do Mar de Sulu, Batalha do Estreito de Surigao, Batalha do Cabo Engaño e Batalha de Samar. Agora, pesquisadores encontraram um dos quatro navios americanos que afundaram durante esta última, a de Samar.
O USS Samuel B. Roberts, apelidado carinhosamente de Sammy B, foi localizado a 6.895 metros de profundidade. A embarcação se tornou o naufrágio mais profundo já descoberto.
O navio foi fotografado durante o mês de junho por um submarino tripulado da empresa Caladan Oceanic, de Victor Vescovo. A empresa britânica EYOS Expeditions também está envolvida na descoberta.
Another video from the survey dive on the Sammy B. This one is from the starboard side near the bridge and forward gun mounts. We kept our distance because we spotted potentially live shells in the 40mm gun, and later towards the stern, depth charges still in their racks. pic.twitter.com/DY54o6Prpx
— Victor Vescovo (@VictorVescovo) June 26, 2022
Havia 224 tripulantes no Sammy B, dos quais 89 morreram no naufrágio vítimas de ferimentos ou do ataque de tubarões. O navio foi encontrado partido ao meio, embora tenha ainda partes intactas, como canhões e torres de artilharia.
O naufrágio mais profundo identificado anteriormente era o do navio USS Johnston, que afundou cerca de 6.500 metros abaixo do nível do mar. A embarcação, que também lutou no confronto de Leyte, foi identificada ano passado pela equipe de Vescovo.