_Ciência

Cientistas revelam os segredos do misterioso navio encontrado nas ruínas do World Trade Center

Em 2010, um antigo navio foi descoberto sob as ruínas das Torres Gêmeas, enterrado a 6,7 m de profundidade, debaixo de solo e destroços. Agora, cientistas descobriram segredos desta embarcação: ela foi construída mais ou menos na época em que os EUA declararam independência da Inglaterra em 1776. Há mais, e há também um grande […]

Em 2010, um antigo navio foi descoberto sob as ruínas das Torres Gêmeas, enterrado a 6,7 m de profundidade, debaixo de solo e destroços. Agora, cientistas descobriram segredos desta embarcação: ela foi construída mais ou menos na época em que os EUA declararam independência da Inglaterra em 1776. Há mais, e há também um grande mistério não resolvido.

Ao comparar os padrões dos anéis da madeira com um registro histórico, pesquisadores do Tree Ring Lab da Universidade Columbia, liderados pelo Dr. Dario Martin-Benito, descobriram que o navio foi construído em um estaleiro da Filadélfia por volta de 1773. E o mais importante: os anéis batem com amostras do Independence Hall, edifício em que foram assinadas a Declaração de Independência e a Constituição dos EUA.

O resumo do estudo diz:

Em julho de 2010, arqueólogos monitorando a escavação no local do World Trade Center (WTC), em Lower Manhattan, encontraram restos do casco de um navio. Como a data de construção e origem da madeira eram desconhecidas, amostras de diferentes partes do navio foram levados para datação e estudo de sua origem.

Depois de desenvolver uma cronologia flutuante de 280 anos ao longo das 19 amostras do grupo de carvalho branco, foram utilizadas 21 cronologias de carvalho do leste dos EUA para avaliar a datação absoluta e sua proveniência. (…)

Poucos navios do final do século XVIII foram encontrados e há pouca documentação histórica de como embarcações deste período foram construídas. Portanto, a data de construção do navio, 1773, é importante na confirmação de que o casco encontrado no World Trade Center representa uma peça rara e valiosa da história naval americana.

Uma análise da madeira também revelou buracos produzidos por uma infestação por vermes, que segundo os pesquisadores, foi contraída em uma viagem para o Caribe. O Dr. Martin-Benito acredita que, por isso, o navio sofreu uma morte prematura na costa de Manhattan.

Um mistério permanece, no entanto: como é que esse navio foi parar lá? Eis está uma possível resposta:

Os historiadores ainda não estão certos se o navio afundou acidentalmente, ou se foi submerso de propósito para se tornar parte de um aterro, que foi utilizado para aumentar a massa litoral de Lower Manhattan. Foram encontradas ostras fixas ao casco do navio, sugerindo que ele pelo menos definhou na água durante algum tempo antes de ser enterrado por camadas de lixo e sujeira.

[LiveScience]

Sair da versão mobile