Você conhece NBA Jam. É talvez o jogo de basquete mais famoso da história dos games, com todo o seu exagero e fanfarronice característicos. E agora ele chegou para o iPhone, tão sensacional quanto era na minha memória.

O que é?

NBA Jam, US$ 5, iPhone. É o mesmo clássico arcade do basquete, com jogadores atualizados, gráficos melhores e aquele icônico estilo caricato. As partidas são dois contra dois, com enterradas ridículas, coisas pegando fogo e BOOMSHAKALAKA. O espírito do original está intacto.

Para quem é recomendado?

Para quem curte uma nostalgia. Para quem curte diversão. Para quem curte estportes. Games. Para qualquer um, na real.

Por que é melhor que os similares?

Primeiro porque não há similares a esta lendária série que é a NBA Jam. Depois, e mais importante, jogos de esporte no iOS raramente conseguem se equiparar aos de consoles em termos de energia e animação. Por mais que as simulações de jogos de esportes sejam boas no iOS, elas sempre têm menos profundidade do que as suas contrapartes maiores e acabam se limitando graças à limitações físicas do próprio iPhone.

NBA Jam, por outro lado, não é um jogo que exija comandos precisos e uma grande integração. A alma do jogo é se divertir com uma partida de basquete o mais ridícula possível, e a versão do iPhone captura isso perfeitamente. Os controles funcionam muito bem (direcional e botões na tela), os rostos dos jogadores são muito bem feitos, a narração e comentários são hilários… Eu gastei 50 dólares na versão desse jogo para Xbox 360 e estou me divertindo mais com a versão de iPhone, que custa US$ 5.

Como poderia ser melhor?

Não tem modo multiplayer! O multiplayer é essencial para a série NBA Jam. Todo mundo que eu conheço jogava, provocava o amigo, dava umas enterradas animais, provocava um pouco mais, pegava fogo, dava risada e provocava de novo o amigo, até o ponto em que ficava chato falar com ele no outro dia. Essa era a essência do jogo. A falta de um modo multiplayer aqui é triste e deve ser remediada imediatamente. E uma versão para iPad seria bem legal também.

[NBA Jam, iPhone | iTunes]