Nós já mostramos que vários ícones de computador não fazem mais sentido. Outra coisa que não faz sentido: essa placa aí em cima de um velhinho dançando funk de bengala. Vamos mudando isso aí.

A imagem representa pessoas com mais de 60 anos. Mas quem é velho necessariamente anda de bengala e sente dor nas costas? O símbolo não representa bem os idosos, mas a ABNT o adotou em 2005 como símbolo oficial da terceira idade. Por isso surgiu o movimento chamado “A Nova Cara da 3ª Idade”.

A ideia é inusitada, mas como a campanha quer promover a discussão do símbolo, faz sentido. “Queremos cutucar a percepção das pessoas. É uma mudança simples, mas que pode ter grande efeito”, diz à Folha o presidente da agência Garage IM, que lidera a campanha. Ela conta com o apoio de ONGs, redes sociais e do site Update or Die.

Um concurso aberto ao público reúne as sugestões de desenhos com novos símbolos, que você pode ver aqui. Os dez melhores ganham R$500 e serão expostos em 600 bares e restaurantes de sete capitais brasileiras. Por enquanto, o projeto está em fase de inscrições, que você pode fazer aqui; depois vem a fase de votação e júri popular. Para mudar o símbolo adotado pela ABNT, será preciso criar e aprovar uma nova norma. [Folha]