_Tecnologia

Nest, do Google, faz aparelhos da sua casa inteligente conversarem entre si

O Nest está pronto para tomar sua casa inteira, graças a um novo protocolo que permite que vários tipos de dispositivos conversem entre si.

Um dos melhores termostatos inteligentes, o Nest, está pronto para tomar sua casa inteira, graças a um protocolo que permite que vários tipos de dispositivos conversem entre si de maneira rápida e direta – trata-se do Nest Weave.

O objetivo principal do Nest Weave é tornar as casas inteligentes menos burras. Na verdade, a equipe responsável pelo projeto diz que um lema descreve bem a inovação do software: “a casa atenciosa”. Isto faz sentido, já que grande parte das pessoas não quer que suas casas se tornem artificialmente inteligentes ou automatizadas de uma forma maluca.

A partir de agora, produtos marcados com “Works With Nest” vão se comunicar uns com os outros de maneira mais fluida e eficiente. O Nest Weave foi projetado para tornar seu lar mais intuitivo, mais proveitoso — sim, mais atencioso.

O que isso quer dizer, de fato? Significa que a câmera Nest Cam vai perceber movimentos na sua casa quando ela estiver vazia e acender a luz; você poderá sair de casa e a porta se trancará sozinha; e tudo isso vai acontecer de forma quase instantânea, devido à abordagem de rede mesh.

A novidade não é uma surpresa. O Google mostrou um pouquinho do Weave no começo deste ano e destacou o fato de que o padrão foi feito pelos engenheiros da Nest. (O Google comprou a Nest no ano passado, por US$ 3,2 bilhões.) O Weave é uma tentativa ambiciosa de colocar a tecnologia em milhões de casas.

Usando o protocolo Thread bem como o Wi-Fi, o Nest Weave cria uma rede interna, garantindo que os dispositivos espalhados pela casa funcionem juntos com baixa latência, não importa a distância que estejam de um roteador. Enquanto isso, um produto Nest — seja o Nest Thermostat, o Nest Protect ou a Nest Cam, ou qualquer combinação dos três — irá operar como uma espécie de central para manter tudo conectado.

Eis o problema: você precisa ter um produto da Nest para tirar vantagem do Weave. Mas, com o Nest Protect com preços a partir de US$ 100, você pode ter a funcionalidade de outros hubs para casa conectada sem precisar comprar um hub – um dispositivo que não faz nada além de conectar os aparelhos da sua casa e ocupar espaço. Se você preferir uma Nest Cam, poderá aproveitar novas funções nos seus aparelhos, graças a uma API para desenvolvedores.

E a família de dispositivos com suporte ao Nest Weave parece bem robusta. Ela inclui a fechadura Linus, da Yale (na foto acima), a primeira empresa a oferecer suporte oficial à novidade. Ela vem com uma longa lista de funções úteis, desde a capacidade de checar quando a porta está fechada ou aberta, até configurações de senhas para seus amigos com diferentes níveis de acesso.

Outros produtos que vão embarcar no Nest Weave incluem as lâmpadas Philips Hue, as fechaduras August, o interfone SkyBell, o controlador de iluminação Lutron, as tomadas inteligentes da iHome, entre outros. A Nest também está lançando a Nest Store, em que você pode comprar todos os produtos Works With Nest.

[Nest]

Imagens via Nest/Yale

Sair da versão mobile