Há quem goste de se molhar na chuva – eu não sou um deles. Se ela pega você desprevenido, você acaba correndo de toldo em toldo, tentando se manter seco, assim como seus gadgets caros. Mas nesta instalação de arte, sempre chove – e você não se molha. Como?

Utilizando um sistema de câmeras 3D, a Rain Room – criada pela Random International – deixa você seco mesmo no meio da chuva. As câmeras rastreiam onde estão as pessoas, e ajustam dinamicamente a chuva para que ela evite você e seus amigos. É como uma impressora 3D de água ao contrário.

O Guardian visitou a instalação e traz um vídeo (abaixo) mostrando como funciona a Rain Room, além de mais detalhes sobre ela:

A Rain Room é controlada por uma série de câmeras que criam um mapa 3D da localização dos corpos no plinto, traduzindo isto para painéis de 25x25cm, cada um dos quais controla nove saídas de água – e um total de 2.500 litros de água, caindo a uma velocidade de 1.000 litros por minuto. A água é filtrada, tratada e reciclada.

A instalação está atualmente exposta na Barbican Art Gallery em Londres, então se começar a chover perto de você, não espere fugir da chuva tão facilmente. Mas se um dia conseguirmos controlar o tempo e o clima, este seria um recurso bem útil. [The Guardian]

Foto por Getty Images