Que tal transformar sua série favorita em um podcast ou programa de rádio? Essa parece ser a ideia por trás de um novo recurso no app da Netflix para Android. A opção desabilita o vídeo e permite desligar a tela do aparelho enquanto o áudio continua tocando.

O recurso foi descoberto pela primeira vez no fim de outubro, pelo pessoal do XDA Developers. Analisando o código de um arquivo APK do aplicativo para Android, eles encontraram uma nova opção que permitia desligar o vídeo. O recurso agora está aparecendo para alguns assinantes, na forma de um botão liga/desliga que aparece quando o vídeo está em tela cheia. Ao desligar, os controles de reprodução continuam aparecendo, mas a tela fica preta.

O Android Police também descobriu que há uma nova seção “Somente Áudio” nas configurações do aplicativo. Nela, há uma descrição que diz “Ouça seus filmes e séries enquanto usa outros apps ou quando a tela está bloqueada. Curta seus títulos favoritos e use menos dados com o vídeo desligado”. Ao tocar na opção, um submenu permite especificar quando o modo “Vídeo desligado” está disponível: pode ser sempre ligado, sempre desligado ou apenas quando fones ou caixas de som estão em uso.

A Netflix diz que a função é uma forma de aproveitar o serviço com um uso mínimo de dados, mas também é uma forma de transformar alguns títulos em podcasts, para ouvir no carro ou durante outras atividades. Obviamente, não vai dar certo para tudo: só ouvir um reality show culinário não tem graça, mas a novidade tem tudo para dar certo com documentários e programas de entrevista.