Aconteceu antes do que alguns previam: a Netflix passou a reforçar o bloqueio aos usuários que usam VPN ou serviços de DNS para burlar restrições geográficas.

>>> Netflix quer bloquear quem usa VPN para ver o acervo de outros países

Desde o fim de semana, pessoas de diversas nacionalidades começaram a reclamar no Twitter e no Reddit pelo corte de acesso.

É possível acessar o site do serviço e ver os títulos disponíveis no acervo do outro país. No entanto, ao tentar dar play, a Netflix mostra o seguinte erro: “Você parece estar usando um desbloqueador ou proxy. Desative todos os serviços desse tipo e tente novamente.”

errovpnnetflix

Mensagem exibida pela Netflix quando o usuário tenta assistir conteúdo usando VPN. Crédito: @seufelipe/Twitter

Dentre os serviços de VPN com maior alvo de reclamação, segundo o The Next Web, estão Private Internet Access, ExpressVPN e Mullvad. Em uma busca rápida no Twitter, alguns usuários brasileiros têm reclamado que o plugin Hola e o Tunnel Bear também estão com restrição de acesso.

Além desses serviços, o The Next Web diz que a empresa tem bloqueado até usuários que fizeram seu próprio sistema de VPN. Aparentemente, a blacklist do serviço de streaming também conta com faixas de endereços IP de hosts como DigitalOcean, Linode e Amazon Web Services.

Quando a Netflix anunciou que bloquearia o acesso de quem usasse sistemas para burlar restrições geográficas, os serviços de VPN e desbloqueadores disseram que arranjariam formas de retomar a conexão.

Como falamos por aqui, isso vai ser um grande jogo de gato e rato. Provavelmente, a Netflix identificou uma série de IPs usados para VPN e começou a bloqueá-los. O próximo passo por parte das provedoras de rede privada virtual deve ser mudar os endereços de IP, o que deve fazer com que filmes de outras localidades voltem a aparecer na Netflix. E assim deve continuar o fluxo.

Talvez isso acabe quando a Netflix oferecer um acervo global unificado — o que é o sonho de muitos assinantes do serviço e até do Reed Hastings, CEO da Netflix. No entanto, não deve ser fácil, pois a companhia conta com uma série de acordos locais com estúdios e parceiros de conteúdo.

Você teve algum problema para acessar o acervo da Netflix de outros países?

[The Next Web e Reddit]

Atualizado às 16:00.

Foto por orangefan_2011/Flickr