_Netflix

Netflix está testando coleções de filmes e séries com conteúdo selecionado por humanos

A Netflix já usa algoritmos para entender do que cada usuário gosta e sugerir mais coisas que possam ser de sua preferência. Em breve, porém, ela pode ganhar seleções feitas por especialistas. A empresa está testando um recurso chamado Collections (ou Coleções, em português) no app para iOS. Ele traz listas de filmes e séries […]

Sede da Netflix em Los Gatos, na Califórnia

Imagem: Netflix/Divulgação

A Netflix já usa algoritmos para entender do que cada usuário gosta e sugerir mais coisas que possam ser de sua preferência. Em breve, porém, ela pode ganhar seleções feitas por especialistas. A empresa está testando um recurso chamado Collections (ou Coleções, em português) no app para iOS. Ele traz listas de filmes e séries escolhidos por humanos.

Como se trata de um recurso ainda em testes, a novidade foi liberada para poucos usuários até o momento. Um deles, chamado Jeff Higgins, compartilhou capturas de tela do app em sua conta no Twitter.

As Coleções não são apenas listas de um mesmo gênero de TV ou cinema. Segundo o TechCrunch, elas passam por uma curadoria feita pelos especialistas das equipes de criação da Netflix. Eles, então, analisam não só o gênero de uma produção, mas seu clima, seu enredo, características de seus personagens e, então, agrupam obras com aspectos em comum.

Para quem receber acesso ao novo recurso, ele ficará no topo da interface do aplicativo para iOS. Ao entrar nas Coleções e tocar em uma delas, ela se expandirá e mostrará miniaturas dos pôsteres dos filmes e séries que estão naquela coleção.

Até agora, a Netflix apostava muito em algoritmos e em um sistema de classificação em gêneros bastante complexo. Como a Atlantic descobriu em 2014, havia mais de 70 mil subcategorias possíveis para enquadrar um filme ou uma série. Antigamente, elas estavam mais evidentes na plataforma, mas foram ficando escondidas com as mudanças na interface.

A curadoria feita por seres humanos talvez seja uma aposta da Netflix para oferecer um serviço melhor e manter seus clientes. O mercado de streaming está cada vez mais disputado, com a chegada de gigantes como Apple e Disney, além do lançamento de plataformas feitas pelos próprios canais de TV. Já que a tendência é que a Netflix passe a ter uma oferta menor de conteúdo de terceiros e uma quantidade maior de produções próprias, faz sentido investir em formas de apresentar melhor esse conteúdo para audiência.

[TechCrunch]

Sair da versão mobile