Você sabia que, no Netflix, a imagem dos filmes vem bastante cortada? Eu não. Mas mesmo se você tenha notado, é improvável que você perceba como isso deixa a imagem ruim. O tumblr What Netflix Does mostra a diferença – e ela é enorme. Atualização: o Netflix se posicionou oficialmente.

Se você nasceu antes de, digamos, 2000, você provavelmente já viu um aviso semelhante a este antes do início de um filme:



Este filme foi modificado a partir de sua versão original. Ele foi formatado para caber nesta tela.

O Netflix, por sua vez, não dá quaisquer avisos. A maior parte do conteúdo está no aspecto de 16:9, mas ele precisa ser cortado da imagem 2.39:1 original para preencher sua tela de TV ou laptop, o que resulta no seguinte:

Original:

netflix-crop (3)

Cortada:

netflix-crop (4)

É uma diferença grande, certo? Por um lado, isso evita as barras pretas acima e abaixo do vídeo. Por outro lado, a imagem cortada pode dar uma experiência totalmente diferente da original, especialmente quando há muitos elementos nas duas extremidades da imagem.

E não há uma forma simples de evitar isso. A imagem não recebe apenas um “zoom” para preencher a tela: é preciso reeditar o filme para enquadrar sempre o que importa – nem sempre isto está no centro da imagem.

Então se o Netflix quisesse dar a opção entre imagem original e cortada, provavelmente teria que oferecer duas versões diferentes do filme. Isso não é exatamente fácil: eles já codificam um mesmo filme de 120 formas diferentes – são mais de 3 petabytes de vídeos.

Em comunicado, o Netflix diz que procura oferecer os filmes com a imagem original; os casos mencionados aqui seriam apenas exceções:

Queremos oferecer a melhor imagem, e fornecer o aspecto original em qualquer título no Netflix. No entanto, infelizmente, nossos controles de qualidade às vezes falham e acabamos oferecendo a versão errada de um título. Quando descobrimos este erro, trabalhamos para substituir o título o mais rápido possível.

Vale notar que o criador do tumblr navega por catálogos de diferentes países, o que pode explicar a presença de filmes como Prometheus e outros serem usados como exemplos. Veja todos aqui: [What Netflix Does via Flavor Wire]

Planeta dos Macacos (1968), original e cortada:

netflix-crop (1)

netflix-crop (2)

Zodíaco (2007), original e cortada:

netflix-crop (5)

netflix-crop (6)

A Paixão de Cristo (2004), original e cortada:

netflix-crop (7)

netflix-crop (8)