Há alguns meses, o Netflix testava a função Instant Queue no Brasil: certos usuários (como eu!) podiam criar uma lista com filmes e séries para ver depois. Mas, a partir de hoje, o acesso será liberado aos poucos para todo mundo.

No blog do Netflix Brasil, a empresa anuncia que a “Minha lista” (na verdade sua) começa a ser implementada hoje. Mas se você ainda não vê a opção “Adicionar à lista”, calma: dentro das próximas duas semanas, todos os usuários terão acesso.

No computador, usar esta função é simples: no Netflix, passe o mouse sobre o título desejado, clique em “+ Minha lista” e pronto.

netflix-queue-topo

 

Para remover itens, é fácil também: passe o mouse no título, vá até o botão “Na sua lista” e clique em “Remover”.

netflix-queue5

 

No seu smartphone/tablet/console/etc., basta selecionar o título e depois a opção “Adicionar à minha lista” (ou algo semelhante; isso muda entre dispositivos). Para remover itens, selecione o título e depois a opção “Remover da minha lista” (ou algo semelhante).

netflix lista android 2

Segundo Kimi Navai, gerente de integração de parceiros globais, já é possível adicionar títulos à lista em todos os aparelhos compatíveis com Netflix: isso significa dispositivos móveis (iOS, Android, Windows Phone), consoles (Xbox 360, PS3, Wii) e Smart TVs.

Se você usa diferentes perfis na sua conta – outra função que o Netflix lançou este mês – cada perfil terá uma lista separada.

A lista será organizada de acordo com suas preferências: os títulos que mais combinam com você – segundo os algoritmos do Netflix – ficarão na frente. Não é possível organizá-la de outro jeito, como por ordem alfabética ou cronológica.

E a lista tem alguns truques adicionais. Se você adicionar uma série de TV, aparece uma marca especial quando entrarem temporadas novas no Netflix. E se um título estiver prestes a sair do catálogo, você também receberá um aviso. Por enquanto, esses truques estão disponíveis apenas no site, mas vão aparecer em mais aparelhos “nos próximos meses”.

A lista aparece no topo da interface, mas apenas se você a usar. Se a função “Minha lista” não lhe interessar, tudo bem: ela perde prioridade e vai “descer” na interface, aparecendo depois de outras recomendações.

A função foi ativada no mundo inteiro, e nos EUA, ela substitui o Instant Queue que existia há muitos anos. Você já consegue criar sua lista? O que achou? [Netflix Brasil]