Netflix vai ganhar modo aleatório no primeiro semestre de 2021

Após passar dos 200 milhões de assinantes, Netflix vai continuar investindo em experiência do usuário para competir com Disney+ e HBO Max.

A Netflix alcançou a expressiva marca de 200 milhões de assinantes, mas, aparentemente, isso não é o bastante para ela. Enfrentando concorrência pesada de serviços como Disney+ e HBO Max, a Netflix vai investir na experiência do usuário para mantê-los na plataforma. No ano passado, a empresa colocou as seções “Vale a pena esperar”, “Top 10” e “Novas e populares” para ajudar os espectadores a descobrir séries e filmes. E vem aí mais um recurso: no primeiro semestre de 2021, o streaming deve ganhar uma ferramenta de modo aleatório, que escolhe sozinha um título para o usuário com base em suas preferências. Assim, você não precisa nem escolher o que quer ver.

“Nossos membros podem basicamente indicar que desejam pular a navegação e clicar em um botão; escolheremos um título e daremos play imediatamente. E esse é um ótimo mecanismo que funcionou bastante para os assinantes nessa situação”, disse Greg Peters, COO e diretor de produto da empresa, durante uma coletiva sobre resultados financeiros. Questionado se a ferramenta se chamaria “Estou com sorte”, Peters disse que ela deve receber outro nome no lançamento.

Em sua carta aos acionistas divulgada na terça-feira (19), a Netflix disse que conseguiu mais 8,5 milhões de assinaturas pagas para ultrapassar a marca de 200 milhões. Ao todo, a empresa ganhou um total de 37 milhões de assinaturas pagas durante 2020, um reflexo dos lockdowns e quarentenas impostos para conter a pandemia. A empresa diz que o número de membros cresceu 23% em relação ao ano anterior no quarto trimestre.

Com tantos novos streamings competindo pelo dinheiro e pela atenção dos consumidores, a concorrência está mais acirrada do que nunca. A empresa, porém, diz que esperava há “muitos anos” por essa competição, incluindo pesos pesados como Disney e WarnerMedia. Sua resposta tem sido investir em conteúdo original e sucessos como a mais recente temporada de The Crown, Barbarians e Selena: The Series.

A estratégia de conteúdo também ganhou o reforço do lançamento de seus filmes internacionais em mercados estrangeiros. Um exemplo que a companhia citou foi Lupin, série francesa que ficou em segundo lugar no Top 10 dos EUA. Em 2020, a empresa também lançou vários originais que foram sucesso de crítica e impacto cultural, como Tiger King, Queen’s Gambit e Bridgerton.

Apesar de a pandemia estar atrasando produções e lançamentos, a Netflix diz que deve liberar pelo menos um filme original por semana em 2021. Além disso, a empresa disse que tem mais de 500 títulos em pós-produção ou prontos para chegar a seu serviço.

O mais surpreendente, porém, é o fato de a Netflix dizer que está “muito perto” de ter um fluxo de caixa positivo e não precisar mais de financiamento externo. Além disso, a empresa planeja “pagar os empréstimos que estão vencendo com o dinheiro disponível, já que estamos atualmente bem acima de nossas necessidades mínimas de caixa”. Mais informações sobre estes assuntos provavelmente serão compartilhadas durante a chamada de investidores ainda nesta terça.

No geral, foi um ano incrível para a Netflix. E parece que, apesar do número de concorrentes querendo roubar sua coroa, ela continua reinando no streaming — por enquanto.

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