
Netflix muda interface e gera polêmica: pesquisa aprova e usuários criticam
Em maio, a Netflix lançou sua nova interface, a primeira grande mudança em 12 anos. A novidade, com vídeos ampliados que ocupam quase toda a tela , surpreendeu — negativamente — os usuários. No entanto, supostos testes internos da plataforma sugerem que a maioria preferiu o novo design ao antigo.
A nova página inicial está chegando primeiro nas smart TVs LG e Samsung e deve alcançar os assinantes restantes em breve.
Devido à constante mudança na programação, os testes não conseguiram comprovar que o novo layout aumenta o engajamento. Mas, sem fornecer provas, a empresa declarou que os usuários aprovaram a atualização. O novo design da empresa foi resultado de um ano de testes beta em mercados ao redor do mundo, de acordo com o The Hollywood Reporter.
Por que a Netflix mudou de interface?
De acordo com o Android Police, a nova interface visa fazer a biblioteca do serviço de streaming parecer mais robusta do que é. Afinal, ocultando a maior parte do conteúdo visível do usuário, será necessário rolar o dobro da tela para ver a mesma quantidade de informações. Porém, isso torna mais difícil e lento visualizar as opções de conteúdo.
Um usuário no Reddit, por exemplo, criticou o design, afirmando que a Netflix estaria copiando serviços com interface inferior. “Você tem que rolar a tela infinitamente para ver o que costumava ser o conteúdo de uma única tela”, apontou.
Além disso, outra mudança na interface atual está na barra lateral, que passou para o topo. Para acessá-la, também é possível usar o botão de “voltar” como um atalho. Contudo, a mudança se mostrou pouco intuitiva. Sendo assim, as alterações parecem ter como objetivo aumentar o tempo dos usuários na plataforma.
Por outro lado, o design é mais interativo, expandindo as miniaturas conforme o cursor rola sobre elas, a fim de exibir mais informações sobre o título. O novo formato busca ainda configurar a plataforma para eventos e esportes ao vivo, busca inteligente com IA e sugestões mais personalizadas em tempo real.
Enfim, um porta-voz da Netflix se posicionou, dizendo que a companhia entende que mudar a interface depois de mais de uma década pode ser motivo de decepção. Entretanto, “com caixas maiores, mostramos mais informações antecipadamente para ajudar você a tomar uma decisão mais acertada”, opinou.