De vez em quando a experiência de maratonar séries pode ser simplesmente assistir os melhores episódios dos programas favoritos para se manter ocupado. Mas as plataformas não têm uma função aleatória, então você fica preso na sequência tradicional dos episódios ou ficar navegando para encontrá-los.

A Netflix parece ter percebido que assistir episódios populares de séries como Friends ou The Office agrada os usuários que preferem apenas colocar algo para passar o tempo, em vez de caçar incansavelmente um novo filme ou série.



A plataforma está experimentando adicionar uma função aleatório há algum tempo, mas o pessoal do Android Police encontrou recentemente a função shuffle em um novo menu na seção Continue Assistindo, da tela inicial da Netflix.

Além do recurso de aleatório, uma captura de tela do Android Police mostrou que o menu também oferecia várias outras funções de reprodução, incluindo um botão para obter informações sobre o episódio, outro para encontrar conteúdo semelhante e um para remover o conteúdo do carrossel Continue Assistindo.

A Netflix confirmou ao Gizmodo que está fazendo esse teste, mas destacou que faz experiências “em países diferentes e por períodos de tempo diferentes — e só as torna disponíveis para todos se as pessoas as considerarem úteis.”

Em abril, a plataforma de streaming começou a testar um carrossel “Reproduzir um episódio popular” na tela inicial do aplicativo para Android. A empresa confirmou o teste para o Gizmodo na época, mas acrescentou que, como com outros testes, o recurso “pode não se tornar permanente.” A presença do recurso aleatório significa que a empresa está pelo menos brincando com a ideia que deve agradar muita gente.

A Netflix não é a única que parece estar em sintonia com as demandas dos usuários. Depois do lançamento no mês passado, a Disney+ corrigiu alguns de seus flagrantes problemas de reprodução, incluindo a adição de uma seção “Continue Assistindo“, bem como uma função Reiniciar para retomar onde você parou pela última vez em um episódio.

Dado que a Disney+ tem as 30 temporadas dos Simpsons na sua plataforma, uma funcionalidade shuffle também pode ser interessante. E isso não está totalmente fora dos planos. O Hulu, de propriedade da Disney, tem um recurso de tags em Seinfeld, por exemplo, que permite que episódios sejam classificados por popularidade, relacionamentos e até mesmo um guia para iniciantes.