A essa altura, muita gente já se familiarizou com a experiência de navegar indefinidamente pelo catálogo da Netflix sem saber o que ver, rolando a página para baixo repetidamente, sem encontrar nada que interesse, independentemente do quanto alterne entre gêneros. A empresa agora pode ter algo próximo de uma resposta a isso, embora não seja ideal: reprodução de episódios aleatórios de séries.

O Android Police noticiou na quinta-feira (18) que o aplicativo da plataforma de streaming para Android está testando um recurso para criar um “Episódio Aleatório” de uma determinada série com um ícone de embaralhar no aplicativo. A empresa confirmou ao Gizmodo que está realmente testando a ferramenta, que parece ser exclusiva para o sistema operacional móvel do Google por enquanto.

“Estamos testando a capacidade de os membros reproduzirem um episódio aleatório de diferentes séries de TV no aplicativo móvel para Android”, disse um porta-voz da Netflix ao Gizmodo por e-mail. “Esses testes normalmente variam em duração de tempo e por região e podem não se tornar permanentes.”

Captura de tela: Android Police

Existem desvantagens que vêm à mente com essa funcionalidade para uma série. Para aqueles que não conhecem o enredo de um programa ou seus personagens, o sistema poderia definitivamente ser um pouco confuso. Por outro lado, esse recurso não é exatamente para esse público, mas, sim, para as pessoas que já conhecem uma série e apenas gostam de rever os episódios. Para essas pessoas, a função é interessante — embora esse talvez só seja o caso para séries cujos episódios não são especialmente ligados entre si em uma trama maior.

Também como observou o TechCrunch, esse recurso imita algo mais próximo da experiência tradicional de assistir à TV, em que reprises de séries populares são asseguradas praticamente a qualquer hora do dia. E, por fim, no caso de algumas produções, assistir a episódios separados, mesmo que de séries desconhecidas, pode não ser problema algum.

[Android Police]