Netflix e YouTube criaram um novo sistema para transformar a segunda tela que você gosta de tocar na frente da sua TV em um controle remoto para a TV, set-top-box ou outros dispositivos. O protocolo é chamado DIAL (Discover And Launch, descubra e inicie).

O GigaOm diz que o DIAL está sendo desenvolvido há um bom tempo e foi lançado sem alarde nos últimos meses. O novo protocolo não é exatamente o AirPlay – na verdade, ele não tem alguns dos principais recursos do AirPlay como a possibilidade de enviar a imagem da sua segunda tela para a primeira. Em vez disso, o DIAL permite iniciar o app na versão da sua TV, e, no caso se você não ter o app equivalente na TV, ele te mana para uma loja em que você consegue baixá-lo. Por exemplo, se você está com o YouTube aberto no seu smartphone (ou tablet) e quer assistir vídeos na TV, mas não tem o app do YouTube na TV, o DIAL abre a loja de apps para você baixar o YouTube.

Detalhes ainda são vagos sobre onde você conseguirá usar isso, mas um controle remoto interativo para Netflix e YouTube parecem um uso bem óbvio. De acordo com a reportagem, a geração atual do Google TV já tem algumas funcionalidades do DIAL, assim como TVs conectadas da LG e Samsung. Mais dispositivos devem ser anunciados em breve. [GigaOm]