Muitos estão em busca do smartphone Nexus mais recente, mas comprá-lo na Play Store do exterior é muito difícil: o Nexus 4 esgota até em questão de minutos. Pelo preço de até US$349 pelo modelo de 16GB desbloqueado, há motivos para a demanda estar alta.

Bem, agora deve ficar mais fácil encontrá-lo: o Nexus 4 foi homologado pela Anatel, e a LG já disse que considera trazê-lo ao Brasil em 2013.

O preço, no entanto, não deve ser tão baixo: sem o subsídio do Google, o Nexus 4 custa até o dobro nas lojas da Europa. E quem venderá o aparelho no Brasil? Provavelmente a LG, não o Google. Mas como é difícil encontrá-lo no exterior, é sempre uma boa notícia vê-lo mais próximo de chegar ao Brasil.

No sistema da Anatel, está a papelada de sempre sobre homologação: fotos, certificado e o manual do aparelho. A foto está acima, e o certificado confirma que ele não terá 4G no Brasil, assim como não terá no restante do mundo (exceto o Canadá?). Mas tem algo de estranho nesse manual.

ATUALIZAÇÃO: O Pinguins Móveis diz que este é o manual usado pela LG em todas as homologações da Anatel – eles só mudam o nome do aparelho. No entanto, este não é o manual real do aparelho: é só um placeholder. Checamos com o LG Optimus 4X HD e lá estava o mesmo manual, apenas com o nome diferente na capa.

Uma das novidades no Nexus 4 é o carregamento sem fio da bateria, que não é removível. Só que no manual, não há menção do carregamento por indução, e mais: o manual sugere que você poderá tirar a bateria do Nexus 4 brasileiro. Ué?!

1. Removendo a tampa da bateria: Pressione e deslize a tampa da bateria na direção inferior do telefone.

2. Removendo a bateria: Segure no topo da bateria e remova-a com cuidado do compartimento da bateria.

Eles também não citam o Android, nem o Google Play, nem nada do Google. Não há imagens do aparelho, mas o manual faz referência a botões e interface de… um dumbphone:

Eles só pegam um manual já existente e colocam o código do celular (no caso, “LG-E960”) na capa.

Perguntamos à LG do Brasil como andam os planos do Nexus 4 no Brasil, mas ainda não obtivemos resposta. [via Pinguins Móveis]

Atualização (06/12): A LG respondeu com a mesma declaração vaga de antes:

“A LG Electronics Brasil, acompanhando o lançamento global do smartphone Nexus 4 em parceria com o Google, esclarece que estuda a viabilização do produto no mercado brasileiro em 2013”.