Diferente do Nexus One, que não passou nem perto de chegar por aqui – provavelmente por conta da ausência da HTC no país – o Nexus S, fabricado pela Samsung, já tem previsão de estreia em solo brasileiro. Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil, confirmou que a empresa venderá seu novo smartphone no país nos primeiros meses do ano que vem, mas sem detalhes de operadoras, produção nacional ou preço.

A previsão é que o aparelho chegue no primeiro trimestre de 2011. Pode parecer algo empolgante se compararmos com o Nexus One, que em seu curto tempo de vida só foi visto por aqui pelo MercadoLivre, mas o prazo é perto do padrão de outras empresas como a Motorola e a própria Samsung, que costumam trazer os aparelhos novos com três ou quatro meses de diferença em relação aos EUA. Mas pelo menos dessa vez nós fomos lembrados, provavelmente pela forte presença da Samsung no país.

Hohagen chegou a mostrar o Nexus S no evento de ontem – a Info tirou uma foto do executivo com o brinquedo – mas não respondeu nenhuma das muitas perguntas em relação à distribuição e produção do aparelho. Ele será vendido desbloqueado diretamente pelo site do Google e/ou por operadoras? Alguma delas terá exclusividade? E a distribuição será do Google ou da Samsung? Falando nos coreanos, ele será fabricado no Brasil? E poderá, então, ter uma TV digital também? E por último, mas não menos importante, quanto ele custará?

A lista de perguntas é quase infinita e pelo jeito só serão respondidas no início de 2011. Por enquanto, ficamos felizes em saber que teremos em breve um aparelho oficial com Android 2.3 no Brasil. [Info]