Os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus possuem um chip NFC, porém muitos suspeitavam que a Apple restringiria o uso dessa tecnologia, tal como faz com o Bluetooth. Agora, veio a confirmação: ele só poderá ser utilizado com o Apple Pay, novo sistema de pagamentos da empresa.

Ou seja, não dá para tocar o iPhone e emparelhá-lo com alto-falantes que usam NFC, nem usar etiquetas NFC em sua casa, nem nada – pelo menos não por enquanto.

De acordo com um e-mail que a Apple enviou ao Cult of Mac, a empresa vai restringir o uso do NFC, e você não vai encontrar nenhuma referência a NFC no material promocional dos novos iPhones. Em vez disso, a Apple vai se concentrar inteiramente nos recursos Apple Pay que o chip trará para eles.

Isto não surpreende muito: a Apple tem uma cultura mais fechada, mesmo que isso esteja mudando aos poucos. Por exemplo, o sensor de impressão digital TouchID ficou restrito a desbloquear a tela no iPhone 5S, e a comprar coisas do iTunes. Mas com o iOS 8, a Apple está abrindo o TouchID para desenvolvedores, então você poderá usá-lo em apps de terceiros também.

E usuários do iPhone talvez não tenham que esperar um ano inteiro para usarem mais o NFC. Como nota o Tech Advisor, o Apple Watch – a ser lançado no início de 2015 – também possui NFC e consegue abrir quartos de hotel com ele. Ou seja, o relógio “dará acesso a desenvolvedores até certo ponto, mesmo que seja apenas para parceiros que a Apple escolha”.

Mas até aí, usuários de novos iPhones terão que esperar até o ano que vem para poderem fazer mais com um recurso que já possuem. Quem sabe um jailbreak resolva isso… [Cult of Mac]