NFTs falsas são apreendidas pela 1ª vez no Reino Unido

Autoridades britânicas começam a fechar o cerco contra fraudes efetuadas com NFTs.
NFTs falsas são apreendidas pela 1ª vez no Reino Unido

O departamento fiscal do Reino Unido acaba de apreender pela primeira vez três tokens não fungíveis – os famosos NFTs – como parte de uma investigação de uma suposta fraude que envolveu a quantia de 1,4 milhão de libras esterlinas (quase R$ 10 milhões na cotação atual).

O caso envolve 250 empresas de fachada criadas por três pessoas detidas, conforme relatou o The Guardian.

Segundo as autoridades britânicas, os suspeitos utilizaram de “métodos sofisticados” para esconder suas identidades, por meio de documentos falsos, telefones pré-pagos não registrados, redes VPNs, entre outros.

Apesar da natureza descentralizada dos ativos criptográficos, a polícia afirma que está se adaptando rapidamente aos potenciais crimes cibernéticos, incluindo a apreensão de ativos digitais.

“Nós nos adaptamos constantemente às novas tecnologias para garantir que acompanhamos a forma como os criminosos e evasores procuram esconder seus bens”, disse ele em comunicado.

Emergência dos NFTs

Lançadas em 2014, os NFTs são tokens digitais exclusivos que podem ser adquiridos por criptomoedas, mas que não possuem forma tangível própria. Com eles é possível adquirir obras de artes ou músicas online, servindo como uma espécie de registro de propriedade de um item digital.

Somente no ano passado, o mercado de NFTs movimentou cerca de 22 bilhões de dólares.

Entretanto, essa ascensão dos NFTs têm atraído não apenas colecionadores de itens raros, mas também sonegadores fiscais e pessoas mal-intencionadas que utilizam a tecnologia para esconder dinheiro por meio de ativos criptográficos, além de cometer crimes.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas