_TVs

Emissora japonesa começa a transmitir conteúdo em 8K em preparação para Olimpíadas do Rio

Alguns programas da emissora japonesa NHK foram exibidos em 8K hoje (2), e trechos dos Jogos do Rio também serão transmitidos na resolução no Japão.

As transmissões em 8K já começaram, ao menos no Japão. A emissora NHK começou a exibir hoje (2) alguns programas em 7680×4320 pixels – com dezesseis vezes mais pixels do que o Full HD que conhecemos.

Confira os vídeos em 8K enviados ao YouTube
Olimpíadas do Rio serão novo teste para transmitir resolução 8K ao vivo

Entre 10h e 17h, no horário local, alguns trechos da abertura dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, além de um concerto da cantora japonesa Kyary Pamyu Pamyu e algumas outras coisas, foram exibidos em 8K.

A NHK vai transmitir os Jogos Olímpicos do Rio em 8K Super Hi-Vision – incluindo as cerimônias de abertura e encerramento, além de alguns esportes como futebol, basquete, natação, judô e atletismo.

Ninguém tem equipamento 8K em casa atualmente, então a emissora instalou algumas estações pelo Japão para o público poder acompanhar os Jogos do Rio na nova resolução, e a transmissão de hoje já foi exibida nesses lugares – então algumas pessoas tiveram a oportunidade de apreciar o 8K e toda a sua nitidez.

O Japão tem a ambição de hospedar as Olimpíadas mais tecnológicas da história e isso faz parte do projeto – além de vídeo em 8K, os japoneses também querem criar vilas de robôs, táxis que dirigem sozinhos e uma Vila Olímpica movida a hidrogênio até 2020.

Enquanto eles poderão acompanhar os Jogos do Rio em 8K, o resto do mundo só vai ter a opção de ver em alta definição (720p ou 1080p) com som surround 5.1.

[The Verge]

Foto por Republic of Korea/Flickr

Sair da versão mobile