Demorou, mas a Apple enfim incluiu no Apple Watch Series 6 uma função específica para monitoramento de sono. Não que isso já não fosse possível: centenas de aplicativos de terceiros oferecem essa funcionalidade. E no que depender dessas ferramentas, o smartwatch também será capaz de detectar pesadelos enquanto você dorme.

Nesta semana, a FDA — órgão regulador dos EUA equivalente à nossa Anvisa — autorizou a venda do NightWare. Trata-se de um aplicativo para Apple Watch que promete ajudar no tratamento de pesadelos causados por alguns tipos de distúrbios, entre eles estresse pós-traumático.

De acordo com o Engadget, o NightWare usa dados de movimento e frequência cardíaca coletados no Apple Watch para então detectar quando você está tendo um pesadelo durante o sono. Ao monitorar essas características, o relógio emite uma leve vibração para que você desperte brevemente, sem acordar por completo. Assim, o pesadelo é interrompido e você pode voltar para um sono mais tranquilo.

Obviamente, não há garantia que o aplicativo cumpra tudo o que promete. A empresa responsável destaca que o NightWare funciona como um complemento para pessoas que precisam tomar medicação no tratamento desses distúrbios do sono. O aplicativo, inclusive, só deve ser usado sob prescrição médica.

Contudo, a aprovação da FDA é um indicativo de que o app pode sim servir como um auxiliar nesse tipo de tratamento. Inclusive, o órgão disse ter aceso a um estudo que pacientes que fizeram uso do NightWare tiveram uma melhora na qualidade do sono. Agora esperar para ver até o aplicativo ser disponibilizado na App Store.

[Engadget]