Com as próteses de perna desenhadas de forma a parecer uma perna humana, vestir um tênis não é problema. Mas o formato único dessas próteses em forma de lâmina de fibra de carbono criadas especialmente para atletas não acomodam um tênis comum. Então a Nike criou um específico para isso.

Batizado de “Sole” por motivos óbvios, o tênis minimalista foi criado para encaixar na prótese Flex-Run, da Össur, que são usadas por corredores profissionais, incluindo a triatleta Sarah Reinertsen, que ajudou a Nike a desenvolver o produto. Como um tênis completo, o Sole é composto por uma sola, uma entressola e um material criado especialmente para o modelo, chamado Aeroply, que permite que a sola se fixe na fibra de carbono da prótese enquanto o atleta está correndo.

[youtube KJTMe_Q2e70]

O Sole não foi criado apenas para fazer o ato de correr com uma prótese mais confortável. Como a expertise da Nike no assunto é alto e haverá mais fixação da prótese, provavelmente os atletas terão melhorias sensíveis de performance nas corridas. E ele já está à venda, provavelmente para lojas especializadas que já vendam a prótese Flex-Run. [designboom]