O Rio de Janeiro recebe, entre os dias 4 e 8 de setembro, a terceira edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea, a ArtRio. Conferimos uma prévia da programação com o que a Nike exibirá em sua exposição paralela.

São três obras onde o destaque é o movimento. Nelas, algo abstrato ou digital tenta imitar os movimentos do corpo ou da natureza.

Em uma delas, você acompanha o movimento de fora; na outra, ele é uma experiência de som e imagem; e na terceira, você cria o movimento.


Este é o “Zero Hidrográfico“, dos brasileiros Leandro Lima e Gisela Motta: uma teia de 60 lâmpadas azuis fluorescentes se move imitando o oceano.

GiselaMotta_LeandroLima (2)


Mesmo usando motores iguais com a mesma tensão, lâmpadas com o mesmo comprimento e hastes com a mesma altura, o “mar de lâmpadas” não se move de maneira uniforme.

zero hidrografico


As pequenas diferenças em cada objeto (lâmpada, motor) acaba criando um movimento instável e não-uniforme. As lâmpadas são unidas por tiras de borracha, o que confere maior flexibilidade ao conjunto. O movimento não é programado.


Nesta segunda obra, “Fit“, do estúdio londrino Universal Everything, você interage com uma tela (usando um Kinect no chão) através dos seus movimentos.

universal everything


Eles movem linhas fluidas em diversas cores, que ganham o formato do seu corpo:


E na obra “Flexure“, dos italianos Davide Quayola e Natan Sinigaglia, você encontra um objeto virtual que parece fazer de tudo para se livrar de sua forma:

flexure


Os formatos são criados em tempo real via software. A obra exibe os conceitos de elasticidade e flexibilidade, e é acompanhada por sons que capturam como o misterioso objeto muda de forma:


A exposição marca o lançamento do tênis Nike Free Flyknit City Edition no Brasil. É uma versão do Free Flyknit, que o SneakersBR já testou: eles notam que é preciso se acostumar ao calçado – ele realmente fica ajustado ao pé.

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A Nike fez seis versões especiais do tênis, chamadas de City Edition, e a versão para o Rio de Janeiro combina tons de cinza, preto e amarelo.

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A tecnologia Flyknit usa fios na parte superior do tênis, reduzindo seu peso e melhorando o ajuste ao pé. Ele será vendido exclusivamente na Nike Ipanema a partir de 4 de setembro.

As obras fazem parte de uma exposição itinerante da Nike, chamada de Natureza Amplificada. Este também é o nome da nova estratégia da Nike, de criar modelos que simulam o movimento natural dos pés.

A exposição, assim como a ArtRio, acontece no Pier Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro. Ela vai de 4 a 8 de setembro, das 13h às 21h. Saiba mais aqui.