O tênis com cadarço que se amarra sozinho da Nike existe e será lançado em 2016
A Nike prometeu que lançaria ainda em 2015 os tênis que se amarram sozinhos de De Volta Para o Futuro, e agora ela meio que cumpriu a promessa: Michael J. Fox, ganhou da empresa um par de tênis MAG que se amarram sozinhos, e novas unidades serão fabricadas em 2016.
O ator que interpretou Marty McFly na trilogia De Volta Para o Futuro postou uma carta que recebeu do lendário designer Tinker Hatfield, da Nike, no Twitter. Nela, o designer diz estar orgulhoso de “transformar essa ficção em fato” com a criação do tênis.
Fox até tirou uma foto e postou um vídeo calçando o Nike MAG:
This is real. This is today. Coming spring 2016. cc: @RealMikeFox @Nike pic.twitter.com/KPswXNojvA
— michaeljfox.org (@MichaelJFoxOrg) October 21, 2015
Michael J. Fox models the first self-lacing Nike Mags.Michael J. Fox models the first self-lacing Nike MAG.
Posted by The Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research on Wednesday, 21 October 2015
Por enquanto, apenas a unidade entregue a Fox foi produzida, e outras serão feitas no ano que vem. Elas devem ser leiloadas e o valor levantado vai para a Michael J. Fox Foundation, que realiza pesquisas sobre o mal de Parkinson. A Nike fez a mesma coisa em 2011 quando lançou o Air Mag, que tinha o design do tênis do filme, mas não o cardaço que auto-amarra.
Abaixo está a carta enviada por Tinker a Fox:
The letter I received from Tinker today. Thanks @Nike pic.twitter.com/UIolXrkUVC
— Michael J. Fox (@realmikefox) October 21, 2015
Como funciona
A Nike divulgou mais informações sobre o tênis. Mas não muita coisa: em seu site oficial, a empresa comemora enfim ter conseguido criar os cadarços que se amarram sozinhos e também deu a entender que vê uma boa aplicação deles em esportes.
Sobre o funcionamento, a empresa falou muito pouco:
“Essa inovação avança o que foi chamado de “power laces” do Nike Mag, combinando a invenção com a tecnologia digital. O resultado é um sistema individualmente responsivo que percebe o movimento do usuário para oferecer um conforto adaptativo sob demanda. Mas essa é só a primeira interação.”
O importante aqui talvez seja o “primeira interação” – a Nike ainda tem muito o que desenvolver no sistema do power laces (seja lá como ele funciona), então talvez seja melhor ver esse modelo atual mais como algo comemorativo, e provavelmente ainda demoraremos uns anos até poder ter um desses em casa.
Atualizado às 19h25 com mais informações sobre o tênis