_Tecnologia

O tênis com cadarço que se amarra sozinho da Nike existe e será lançado em 2016

Designer da Nike enviou a ator Michael J. Fox um par dos sapatos que se amarram sozinho como os usados por Fox em De Volta Para o Futuro.

A Nike prometeu que lançaria ainda em 2015 os tênis que se amarram sozinhos de De Volta Para o Futuro, e agora ela meio que cumpriu a promessa: Michael J. Fox, ganhou da empresa um par de tênis MAG que se amarram sozinhos, e novas unidades serão fabricadas em 2016.

O ator que interpretou Marty McFly na trilogia De Volta Para o Futuro postou uma carta que recebeu do lendário designer Tinker Hatfield, da Nike, no Twitter. Nela, o designer diz estar orgulhoso de “transformar essa ficção em fato” com a criação do tênis.

Fox até tirou uma foto e postou um vídeo calçando o Nike MAG:

Michael J. Fox models the first self-lacing Nike Mags.Michael J. Fox models the first self-lacing Nike MAG.

Posted by The Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research on Wednesday, 21 October 2015

 

Por enquanto, apenas a unidade entregue a Fox foi produzida, e outras serão feitas no ano que vem. Elas devem ser leiloadas e o valor levantado vai para a Michael J. Fox Foundation, que realiza pesquisas sobre o mal de Parkinson. A Nike fez a mesma coisa em 2011 quando lançou o Air Mag, que tinha o design do tênis do filme, mas não o cardaço que auto-amarra.

Abaixo está a carta enviada por Tinker a Fox:

Como funciona

A Nike divulgou mais informações sobre o tênis. Mas não muita coisa: em seu site oficial, a empresa comemora enfim ter conseguido criar os cadarços que se amarram sozinhos e também deu a entender que vê uma boa aplicação deles em esportes.

Sobre o funcionamento, a empresa falou muito pouco:

“Essa inovação avança o que foi chamado de “power laces” do Nike Mag, combinando a invenção com a tecnologia digital. O resultado é um sistema individualmente responsivo que percebe o movimento do usuário para oferecer um conforto adaptativo sob demanda. Mas essa é só a primeira interação.”

O importante aqui talvez seja o “primeira interação” – a Nike ainda tem muito o que desenvolver no sistema do power laces (seja lá como ele funciona), então talvez seja melhor ver esse modelo atual mais como algo comemorativo, e provavelmente ainda demoraremos uns anos até poder ter um desses em casa.

[The Verge, Nike]

Atualizado às 19h25 com mais informações sobre o tênis

Sair da versão mobile