Todo tênis promete “abraçar” seu pé, mas nem sempre consegue. Por exemplo, o cadarço aperta o pé em cima, e o deixa solto nas laterais – isso está longe de ser um “abraço”. Então a Nike criou o Free Inneva Woven, com corpo de tiras sintéticas que se ajustam ao pé quando você aperta o cadarço.

Nele, o cadarço fica ligado às tiras de nylon na lateral do tênis: ou seja, quanto mais você puxa o cadarço, mais o tênis se adapta ao seu pé.



A Nike chama isso de “sistema dinâmico de cadarço”. Na parte traseira, que não reage ao cadarço, o tênis é feito de couro liso. A Nike cuidou da parte superior do tênis, mas e o solado? A empresa diz que, usando o solado Free 5.0, ela quer imitar o movimento natural dos pés descalços.

Este tênis é uma evolução do Nike Air Woven, lançado em 2000, que parecia um tênis feito de cadarço: na verdade, todo o corpo dele era um trançado de poliéster e elástico. Ele virou queridinho de esportistas por se ajustar bem ao pé, e ficou bem famoso. Com o novo Free Inneva Woven, o design trançado volta de forma diferente, conectando-se ao cadarço.

O Nike Free Inneva Woven foi lançado há alguns dias em quantidade limitada ao redor do mundo. Ele deve chegar ao Brasil em outubro. E o preço? Bem, ele custa cerca de US$200 nas lojas – no eBay chega a US$400 – então não deve sair barato por aqui. [Nike via SneakersBR]