_Curiosidades

Nike quer atletas voando baixo nas Olimpíadas com este novo traje esportivo

Usain Bolt é a arma não-tão-secreta da Jamaica para quebrar recordes de atletismo. Mas para os Jogos Olímpicos deste ano, a Nike preparou sua própria arma secreta: uma roupa esportiva com covinhas, assim como bolas de golfe, que pode ajudar atletas de outros países a ir atrás de Bolt – e ultrapassá-lo. O traje Pro […]

O traje Nike Pro TurboSpeed

Usain Bolt é a arma não-tão-secreta da Jamaica para quebrar recordes de atletismo. Mas para os Jogos Olímpicos deste ano, a Nike preparou sua própria arma secreta: uma roupa esportiva com covinhas, assim como bolas de golfe, que pode ajudar atletas de outros países a ir atrás de Bolt – e ultrapassá-lo.

O traje Pro TurboSpeed, pelo nome, não deixa dúvida sobre o que ele pretende trazer: mais velocidade. Inspirando-se no que é um dos esportes mais preguiçosos do mundo, o golfe, este traje é coberto em centenas de pequenas covinhas, criadas para reduzir o arrasto aerodinâmico. E depois de mil horas de testes em um túnel de vento, a Nike diz que ele consegue reduzir o tempo de corrida 100m em até 0,23 segundo, comparado aos trajes anteriores da empresa. Esta é a diferença entre um recorde mundial, uma medalha, ou apenas nenhuma classificação.

Os trajes com textura também foram feitos para serem bem confortáveis e não limitar o desempenho do atleta. Eles foram criados com tecidos mais leves, e contam com elásticos e acabamentos de borda na parte externa, para não haver fricção contra a pele.

Há quem diga que tais eventos esportivos deveriam se tratar apenas da capacidade dos atletas, não das roupas altamente especializadas que eles usam. Mas enquanto a corrida de 100m com atletas nus não for reconhecida como esporte oficial, eles vão precisar vestir alguma coisa. Então por que não tornar a roupa o menor obstáculo possível? [Nike via FastCo Design]

Sair da versão mobile