Outras bandas podem já ter feito antes, mas Trent Reznor está prestes a detoná-las com o próximo aplicativo de iPhone do NIN, um que completamente venera sua casa como o Highlander dos músicos na Internet.

Os aplicativos se parecem com tudo que a Web 2.0 prometia ser para os músicos, unidos em um pacote incrivelmente animal. O aplicativo combina sem nenhum problema o streaming de música com playlists personalizadas; uma rede social estilo Twitter dentro da própria rede do Nine Inch Nails (ele detecta as localidades, então você pode ver de onde vieram as mensagens no Google Earth no seu desktop); imagens enviadas por fãs e mídias de praticamente todos os concertos do NIN já feitos (também marcados por localidade); e, é claro, uma versão para iPhone do site dentro do aplicativo.

A minha opinião é que se parece bastante com o futuro da música dentro de uma caixa. Diz ele que o motivo para ele conseguir montar isso – e você não vê algo como isto vindo da indústria mainstream – é que “nenhum executivo de gravadora entende o que é a Internet, como ela funciona, como as pessoas a usam, como os fãs interagem. Eles não fazem a menor ideia”.

O aplicativo será gratuito e deve ir ao ar nestes dias após receber a aprovação final da Apple. Eles já estão trabalhando na Versão 2.0 para o iPhone 3.0, que incluirá integração com o Google Maps e notificação de e-mail.

Ah, e se você ainda não sabe, ele está no Twitter e de fato escreve os seus próprios tweets, ao contrário de algumas celebridades. [Underwire]