O Alabama Cooperative Extension System alertou os moradores do Alabama a tomarem cuidado com ninhos de vespas do tamanho de fuscas espalhados pelo estado, de acordo com um comunicado.

Os ninhos típicos de vespas yellow jacket podem conter até alguns milhares de operárias, mas se a temperatura não diminuir o bastante no inverno para matar muitos desses insetos, os ninhos continuam crescendo. Com isso, alguns deles agora contam com mais de 15 mil insetos. Entomologistas documentaram no mínimo 90 desses super ninhos em 2006 e, neste ano, pode haver ainda mais. Tomara que não, né?



As vespas yellow jacket são insetos que picam. Elas são protetores agressivos de seus lares. Além disso, ao contrário de muitas abelhas que morrem após a primeira picada, essas vespas podem picar inúmeras vezes quando ameaçadas. Elas são insetos sociais e tipicamente constroem seus ninhos debaixo do solo ou em um buraco, embora seja comum encontrarmos ninhos em ambientes construídos pelo homem. Elas são responsáveis por quase todas as mortes por picada dos Estados Unidos, disse Xing Ping Hu, entomologista do Alabama Extension, em um post.

O entomologista Charles Ray disse que sua equipe já encontrou dois desses ninhos perenes este ano, um mês antes do que em 2006, de acordo com o comunicado do Alabama Cooperative Extension System.

Esses ninhos são feitos com saliva combinada com fibras de papel ou madeira, e Hu explicou que eles só podem ser removidos com segurança se forem pequenos — e você deve usar pesticidas, não gasolina poluente. Caso contrário, Ray pediu que os moradores entrem em contato com ele e com empresas de controle de pestes.

Por que esses ninhos estão aparecendo? A resposta é, resumidamente, mudanças climáticas. Tipicamente, as colônias morrem exceto a rainha, que sai para iniciar uma nova colônia a cada ano. Com invernos cada vez menos frios, mais vespas estão sobrevivendo e as rainhas não estão se dispersando.

Se você tem algum parente que não acredita em mudanças climáticas, talvez você possa explicar a ele que uma das consequências das mudanças climáticas são colônias de vespas do tamanho de carros. Eu acho que essa é uma consequência tão perturbadora quanto qualquer outra.