_Nintendo

A Nintendo enviou um Game Boy novinho para uma senhora de 95 anos depois de o console dela quebrar

O Game Boy de uma senhora de 95 anos quebrou e a Nintendo não tinha peças para consertá-lo. Para compensar o transtorno, enviaram um console novo em folha para ela continuar jogando Tetris.

Game Boy Original

Imagem: Andrew Liszewski/Gizmodo

A Nintendo é conhecida por seu excelente serviço ao consumidor e de vez em quando a empresa vai bastante além dos seus deveres. Quando técnicos não conseguiram consertar um Game Boy quebrado de uma senhora japonesa de 95 anos, a companhia decidiu substituí-lo por um console novinho – o que nos faz perguntar: quantos Game Boys originais a Nintendo tem escondido?

O Asahi Shimbun, um dos jornais nacionais do Japão, compartilhou detalhes da carta enviada por Kuniko Tsusaka, a filha de 70 anos da senhora que agora é orgulhosa dona de uma relíquia. A matéria, compartilhada pelo pessoal do SoraNews24, conta que a mãe de Tsusaka amava jogar Tetris no Game Boy original, e esse já era o seu terceiro console portátil. O aparelho acabou quebrando justamente quando a senhora de 95 anos ficou doente.

O Game Boy original foi descontinuado em 2003 e se tornou impossível de encontrar um substituto nas lojas locais, além de as tentativas de conserto não terem dado certo.

O filho de Tsusaka, neto da senhora de 95 anos, disse para a sua avó que a Nintendo era conhecida pelo ótimo serviço ao consumidor e recomendou que ela procurasse a empresa. Ela o fez, com uma carta escrita à mão enviada pelo correio.

Uma semana depois, o suporte ao consumidor da Nintendo respondeu, confirmando que seu Game Boy não poderia ser consertado por que a companhia não tinha mais as peças necessárias, mas que estavam incluindo um Game Boy novinho que encontraram num depósito, junto com uma carta que desejava que ela ainda jogasse Tetris por muitos anos.

A mãe de Tsusaka pôde aproveitar seu Game Boy novinho por pelo menos quatro anos, até falecer aos 99 anos, presumivelmente com uma pontuação incrível no Tetris como parte de muitos de seus legados.

Essa é uma história muito bonita que nos lembra que nem todas as empresas terceirizaram o seu suporte cheio de atendentes mal pagos que infelizmente não estão realmente preocupados em ajudar quem liga. Mas levanta algumas questões. Quantos Game Boys originais a Nintendo ainda tem? Será que eu posso viciar a minha avó em Tetris para que o meu console meio acabado também seja substituído?

A tela do Game Boy original também é bastante ruim, com apenas 240 x 160 pixels e níveis de contraste que torna desafiador enxergar até mesmo de baixo de um abajur. A Nintendo não poderia ter mandado um Switch para a senhorinha? Ou pelo menos um Nintendo 2DS XL, com sua tela gigantesca e que facilitaria para que a idosa enxergasse o jogo?

Quando você tem um cliente tão fiel que já comprou três unidades do seu produto, talvez seja a hora de dar a ele um upgrade gratuito – mas, para ser sincero, ela parecia gostar mesmo do Game Boy.

Sair da versão mobile