Na semana passada, a Nintendo finalmente anunciou o Switch Lite – uma versão mais barata e mais portável do Switch clássico, mas sem o suporte de docking de TV do original. No entanto, parece que o Switch Lite não foi o único upgrade de hardware que a Nintendo havia planejado, porque agora a empresa anunciou um novo modelo para o Switch padrão com alguns componentes atualizados e quase o dobro da duração da bateria.

A notícia foi revelada pela primeira vez pela conta do Twitter da Nintendo Japão, que direciona para uma lista no site oficial da empresa. Embora os detalhes sobre o que especificamente mudou neste novo modelo do Switch sejam um pouco escassos, se a recente apresentação da FCC indica alguma coisa, é que esta nova versão pode incluir uma atualização do chip Tegra X1 da Nvidia, novos módulos de memória flash e uma placa de circuito renovada.

De qualquer maneira, parece que esses novos componentes tiveram uma influência positiva na vida útil da bateria do Switch. No site japonês da Nintendo, a empresa afirma que o Switch atualizado pode durar entre 4,5 e 9 horas com uma única carga, sendo que o original durava de 2,5 a 6,5 ​​horas.

Isso por si só é um aumento bastante significativo, mas fica ainda melhor quando você vê que a Nintendo diz ao jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild no modo portátil (ou “handheld”) – que consome muita bateria -, o novo Switch deve durar 5,5 horas, ao contrário de apenas 3 horas no modelo anterior – ou seja, quase o dobro do tempo.

Infelizmente, para qualquer um que esteja pensando em comprar um Switch atualizado para obter essa bateria extra, diferenciar entre o modelo antigo e o novo antes da compra pode ser um pouco difícil. No site da Nintendo, a embalagem de varejo do novo modelo não parece conter referências a hardware atualizado ou maior duração da bateria, o que significa que você pode precisar verificar o número de série/revisão listado no próprio dispositivo.

Aqui está o comparativo oficial da vida útil da bateria da Nintendo, retirado do site da empresa. Captura de tela: Sam Rutherford (Nintendo Japan)

Outra alternativa é que, uma vez que a Nintendo especificou que a próxima edição especial do Dragon Quest X1 S Switch também é um dos novos modelos com maior vida útil da bateria, você poderia poupar o trabalho de tentar adivinhar e apenas optar por essa variante. E se você não está desesperado por um Switch com maior duração de bateria agora, você pode esperar que os varejistas vendam através de seu estoque existente, já que este novo modelo Switch parece ter sido feito para substituir o anterior.

Então, este modelo atualizado do Switch sugere que a Nintendo pode lançar um Switch Pro ainda este ano? Infelizmente não, já que o presidente da Nintendo americana, Doug Bowser, disse que o Switch Lite seria o “único novo hardware da Nintendo Switch neste ano” durante uma entrevista à CNET na semana passada. No entanto, baseado no lançamento deste Switch atualizado, parece haver um espaço para interpretação sobre como a Nintendo define “novo hardware”.

Entramos em contato com a Nintendo para obter mais informações sobre o novo modelo do Switch e sua disponibilidade. Vamos atualizar a história assim que soubermos.