_Ciência

No dia do físico, relembre quatro cientistas que transformaram a história

Albert Einstein, Isaac Newton, Marie Curie e Galileu Galilei criaram teorias que revolucionaram a ciência e explicaram conceitos básicos da existência humana.

Wikimedia Commons

No dia 19 de maio comemora-se o dia do físico. A data 19/05 foi escolhida pois faz uma alusão ao ano 1905, também conhecido como “Ano Miraculoso” — quando Albert Einstein publicou artigos que impactaram os estudos da física, incluindo a consagrada Teoria da Relatividade. Para celebrar, relembramos quatro físicos e suas contribuições para a humanidade.

Marie Curie

Marie Curie/Wikimedia Commons

Maria Salomea Skłodowska,  também conhecida como Marie Curie, nasceu na Polônia, em 7 de novembro de 1867. A cientista, junto com seu marido Pierre, estudou a teoria da radioatividade e descobriu que a radiação é emitida pelos próprios átomos individualmente e não por uma interação molecular.

Além disso, Marie foi responsável por revelar dois elementos químicos: o rádio e o polônio, cujo nome é uma homenagem ao seu país de origem. Isso colaborou para o desenvolvimento dos aparelhos de raio-X, usados por ela durante a Primeira Guerra Mundial para ajudar os soldados feridos. A cientista teve tanta relevância que foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física e a primeira pessoa e única mulher a ter ganhado o Nobel duas vezes em áreas distintas (física e química).

Galileu Galilei

Galileu Galilei/Wikimedia Commons

Galileu Galilei nasceu na Itália, em 1564, e iniciou seus estudos em medicina no ano de 1581. No entanto, abandonou a universidade pois acreditava que sua vocação era a física. Ao construir um telescópio e apontá-lo ao céu, o cientista descobriu que a Lua tem irregularidades, que há mais estrelas do que se tinha conhecimento e que a Via Láctea era um aglomerado delas. Além disso, ele percebeu satélites girando em torno de Júpiter.

Galileu foi duramente perseguido pela inquisição ao defender abertamente a teoria do heliocentrismo, que acreditava que o Sol estava no centro do universo. Como pena, ele foi  condenado à prisão domiciliar e precisou renunciar sua teoria.

Isaac Newton

Isaac Newton/Wikimedia Commons

O físico e matemático Isaac Newton nasceu na Inglaterra, em 1643. Sua principal obra é chamada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, na qual ele explica teorias para o movimento dos corpos, fundamentação da mecânica clássica, assim como a lei da gravitação universal. Esta última revolucionou a ciência ao afirmar que “dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade”. Dentre esses estudos, ele descreveu, também, o princípio da ação e reação, o qual diz que “para toda ação há uma reação oposta e de igual intensidade”.

Newton foi o primeiro cientista a receber o título de sagrado cavaleiro da coroa britânica pela Rainha Anne, em abril de 1705. Até hoje seus estudos, que explicam princípios básicos da existência humana, são celebrados.

Albert Einstein

Albert Einstein/Wikimedia Commons

Albert Einstein, nascido em 1879, na Alemanha, é considerado um dos maiores gênios da humanidade por desenvolver a Teoria da Relatividade — que afirma que o tempo e espaço são relativos e estão entrelaçados.  Nesses estudos, o teórico concluiu que toda matéria tem uma quantidade de energia relacionada. Foi aí que surgiu a famosa equação E = MC² (ou seja, energia = massa vezes a velocidade da luz ao quadrado).

Além de suas teorias, Einstein também contribuiu para a luta pela igualdade racial. Foi membro da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP), fazendo campanha pelos direitos civis das pessoas afro. Em uma de suas declarações, ele chegou a classificar o racismo como a pior doença da América.

Sair da versão mobile