Para mudar o comportamento ruim das pessoas, só há duas maneiras: ou você as pune severamente (multas pesadas para quem dirige bêbado) ou dá algum benefício (exija a nota fiscal que você ganha abatimento no IPTU). A Volkswagen queria uma terceira via, e pediu que as pessoas em todo o mundo inventassem formas de mudar hábitos das pessoas de maneira divertida. O vencedor teve uma ideia absolutamente simples e genial: os radares de velocidade anotariam a placa de quem andou dentro do limite. Semanalmente, haveria um sorteio entre os bem comportados e o prêmio seria dado a partir do dinheiro arrecadado entre quem pagou as multas. Eu quero isso funcionando agora, como as outras ideias selecionadas: 

A campanha The Fun Theory recebeu e produziu fotos e vídeos para as melhores ideias, como a vencedora, em uma animação fofucha:

Entre as finalistas que eu mais gostei, duas ideias igualmente simples e bacanas: máquinas de refrigerante que funcionam como jackpot: você coloca uma lata para ser reciclada e empurra a alavanca, como nos cassinos. Se der sorte, ganha uma bebida de graça. Na pior das hipóteses, ajuda a reciclar o lixo.

E para solucionar o problema de pessoas que não usam o cinto em longas viagens de ônibus ou de avião: os joguinhos e TVs individuais só funcionariam com o clique do cinto afivelado:

Precisamos que ideias legais assim virem LEIS e não fiquem confinadas em uma campanha publicitária legal. Quando eu for eleito pro Congresso eu transformo todas elas em projetos, ok? Amanhã lanço minha candidatura.

[Via Brainstorm9]