_Eletrônicos

Tudo o que você pode (e não pode) fazer com o novo Nokia 3310

A Nokia anunciou a nova versão do clássico 3310 e colocamos as mãos em um: o que você consegue e não consegue fazer com um desse

Tem acontecido um intenso debate na minha cabeça desde que a Nokia anunciou a nova versão do clássico 3310.

“É muito barato”, diz a nostalgia.

“Por que diabos você iria querer um telefone que não tem aplicativos”, responde a lógica.

• A Nokia foi brilhante no marketing ao relançar o obsoleto 3310
• Um cara na Inglaterra continua usando um Nokia 3310

Talvez esse debate esteja acontecendo na sua cabeça também. Não se preocupe, eu tive um contato com o aparelho e agora tenho fatos o suficiente para colocar as cartas na mesa… Pelo menos até o 3310 estar disponível para uma análise completa.

O que você pode fazer com o novo Nokia 3310

Ligações: de vez em quando nós nos esquecemos que smartphones também são telefones e você pode usá-lo para ligar para as pessoas e conversar com elas. A HMD afirma que a bateria do novo 3310 oferece cerca de 22 horas de uso ativo e 744 horas (quase um mês) no stand-by.

Enviar e receber SMS.

Fotografar e filmar: indiscutivelmente uma câmera ruim (2 megapixels com um flash LED). Não espere que o 3310 substitua uma câmera, assim como o seu smartphone faz.

Escutar rádio FM.

Escutar suas músicas: o 3310 tem um player MP3 pré-instalado, então você pode comprar um microSD e adicionar umas músicas nele. O celular tem um plug tradicional de 3.5 mm para fones de ouvido e também conta com conexão Bluetooth 3.0. A fabricante diz que a bateria deve durar 51 horas ouvindo música.

Checar seu calendário.

Definir um alarme.

Fazer notas de voz e notas escritas: isso envolve usar o teclado do celular, o que eu não recomendo.

Usar a calculadora.

Saber sobre o clima na sua cidade.

Jogar: existem alguns games instalados no celular, incluindo uma nova versão de Snake.

Navegar na web: o 3310 vem com uma versão do browser Opera e é REALMENTE lento, porque ele só suporta conexões 2.5G. (Estamos na era do 4G e caminhando em direção ao 5G nos próximos anos). Em alguns casos você pode querer utilizar o navegador para consultar alguma coisa, mas aí você vai lembrar o quão lento é e desistir. Fora isso, a única maneira de rolar pelas páginas e usar os botões direcionais – o que é tão ruim quanto você pode imaginar.

O que você não pode fazer com o novo Nokia 3310

Escrever mensagens de uma maneira rápida e confortável: prepare-se para voltar às abreviações bizarras, porque você vai precisar economizar tempo. Escrever num teclado alfanumérico é muito estranho depois de uma década sem ele.

Navegar no GPS: ou usar qualquer coisa que dependa de um GPS, porque o celular não tem um.

Redes sociais: você terá de deixar as redes sociais de lado nesse telefone perfeito, porque existem zero aplicativos para acessar o Twitter, Facebook, Instagram e outros.

Chat: você não pode instalar aplicativos modernos de mensagens. Então esqueça o WhatsApp, Telegram, Snapchat, Facebook Messenger ou qualquer coisa do tipo.

Quem iria querer usar um Nokia 3310? Se você for viajar, é um aparelho que te manterá acessível (se existir sinal disponível) durante muitos dias, sem a necessidade de uma tomada. Além disso, ele é muito, muito leve, praticamente não faz peso na sua mala ou mochila. O novo Nokia 3310 também pode ser muito útil para idosos que parecem odiar smartphones e só querem um telefone para falar com os filhos e netos. Finalmente, o 3310 seria um sucesso nos presídios. Além da ótima autonomia de bateria, ele é pequeno e fácil de esconder.

O que eu realmente quero saber é se ele é tão resistente quando seu antecessor. Já sabemos que não é resistente à água, mas será que ele aguenta uma queda enorme, assim como os velhos aparelhos da Nokia? Parece que sim, mas só saberemos depois de alguns testes.

Imagens: Carlos Zahumenszky/Gizmodo en Español

Sair da versão mobile