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Nokia e RIM respondem às alegações da Apple sobre antenas de smartphones

    RIM (fabricante do Blackberry) e Nokia responderam à alegação da Apple que todos os smartphones têm o mesmo problema de atenuação de sinal que o iPhone 4 possui. Desde ontem há uma página no site da Apple mostrando o teste com alguns outros celulares que aparentemente têm o problema. Aqui está o que os concorrentes têm a dizer:   

RIM (fabricante do Blackberry) e Nokia responderam à alegação da Apple que todos os smartphones têm o mesmo problema de atenuação de sinal que o iPhone 4 possui. Desde ontem há uma página no site da Apple mostrando o teste com alguns outros celulares que aparentemente têm o problema. Aqui está o que os concorrentes têm a dizer: 

Os co-CEOs da RIM Mike Lazaridis e Jim Balsillie:

A tentativa da Apple de incluir a RIM no seu próprio fracasso é inaceitável. As alegações da Apple sobre os proutos da RIM parecem tentativas deliberadas de distorcer o que o público entende como um problema de design de antena e tirar a atenção da situação difícil da Apple. Por mais de 20 anos, a RIM tem sido um líder global em design de antena e tem tido sucesso em projetar produtos de redes de dados sem fio que são líderes na indústria, com performance de rádio eficiente e efetiva. Durante este tempo, a RIM evitou designs como o que a Apple usou no iPhone 4 e, pelo contrário, usou projetos inovadores que reduzem o risco de chamadas perdidas, especialmente em áreas com cobertura fraca. Uma coisa é certa: os clientes da RIM não precisam de um case protetor para os seus smartphones Blackberry manterem sua conectividade adequada. A Apple claramente tomou algumas decisões de design e deveria se responsabilizar sobre essas decisões ao invés de tentar puxar RIM e outras em uma situação que é muito particular da Apple. 

Nokia:

Design de antena é um assunto complexo e uma preocupação central da Nokia por décadas, presente em centenas de modelos. A Nokia foi a pioneira em antenas internas: o Nokia 8810, lançado em 1998, foi o primeiro celular comercial com esta característica.

A Nokia investiu milhares de horas de trabalho estudando o comportamento humano, incluindo como as pessoas seguram seus celulares para chamadas, reprodução de música, navegação na internet e assim por diante. Como você deveria esperar de uma empresa focada em conectar pessoas, nós priorizamos a performance da antena sobre o design físico se eles estiverem em conflito em algum momento. 

No geral, a performance da antena em um dispositivo móvel/celular pode ser afetado por uma pegada mais forte, dependendo de como se segura o aparelho. É por isso que a Nokia projeta seus telefones para garantir performance aceitável em todas as situações de uso corriqueiro, como por exemplo quando o celular é segurado em qualquer uma das mãos. A Nokia investiu horas e horas de trabalho estudando como as pessoas seguram seus celulares e isso resultou em decisões de design, de antenas no topo e na parte de baixo de um celular à seleção cuidadosa dos materiais e seus usos no projeto eletrônico do aparelho. 

A Nokia não mencionou a Apple pelo nome (provavelmente porque a Apple nunca mencionou o dela) mas deixou bem claro que é uma empresa que "prioriza performance de antena sobre design físico". Nós só podemos inferir que, no caso da Apple, é o inverso. [Crackberry,Engadget]

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