O número de telefones celulares vendidos no mundo caiu 0,9% de 2008 para 2009, mas o de smartphones cresceu 23,8%, diz pesquisa da Gartner. A Nokia e o Symbian continuam a dominar o mercado, mas perderam espaço para marcas como Samsung e LG e sistemas como BlackBerry OS, iPhone OS e Android.

Em 2009 foram vendidos 1,211 bilhão de celulares; em 2008, o número foi de 1,222 bilhão. Apesar da queda, o cenário é de recuperação: no último trimestre do ano passado foram vendidos 8,3% mais aparelhos do que no mesmo período do ano anterior.



Como você pode ver na tabela acima, a fatia de mercado da Nokia caiu de 38,6% para 36,4%, enquanto as coreanas Samsung e LG ganharam espaço. Motorola e Sony Ericsson também sofreram duras quedas.

No campo dos smartphones, o Symbian perdeu terreno para BlackBerry OS, iPhone OS e Android, mas continua em primeiro lugar. O Windows Mobile perdeu o terceiro posto para o iPhone OS, que foi o sistema que mais cresceu.

Neste ano deve haver um aumento ainda maior de venda de smartphones, e a briga promete ser disputada, com novas versões dos atuais sistemas operacionais e um maior número de aparelhos com Android.

[Gartner via Gizmodo]