_Ciência

Nokia Here chega ao iOS: melhor que o Apple Maps, mas ainda não é o melhor

O app nativo de mapas do iOS 6 não começou muito bem, e até a Apple admite isso. Então que mapa usar em seu iPhone ou iPad? A Nokia tem uma sugestão: use o Here, serviço de mapas da empresa finlandesa que foi (re)lançado na semana passada – ele chegou hoje à App Store. E como […]

O app nativo de mapas do iOS 6 não começou muito bem, e até a Apple admite isso. Então que mapa usar em seu iPhone ou iPad? A Nokia tem uma sugestão: use o Here, serviço de mapas da empresa finlandesa que foi (re)lançado na semana passada – ele chegou hoje à App Store. E como ele se sai?

O app do Nokia Here tem alguns truques na manga: ele permite salvar mapas offline, bastando escolher uma área predeterminada; oferece Coleções, uma forma de salvar pontos de interesse e até mesmo rotas; e compartilha mapas de forma simples, por redes sociais, e-mail ou SMS. Tudo isso também está presente no webapp.

O Verge considera que o Here é melhor que o Apple Maps — os anos de experiência da Nokia aparecem aqui — mas ainda não é um Google Maps. Eles destacam a funcionalidade do app, que deve parecer familiar para quem usou o Symbian nos últimos anos.

O Here parece meio datado; se você usou o Symbian nos últimos anos, sabe o que esperar. No entanto, é funcional o suficiente, cheio de informações úteis e POIs (pontos de interesse) marcados de maneira bem acertada, o que vai satisfazer aqueles que não gostaram da inflexão da Apple pela cartografia.

No Here, as informações de trânsito “são muito ricas quando comparadas ao Apple Maps, mas limitadas em relação ao app do Google Maps que vem no Android”, diz o The Verge.

E quanto a transporte público, a cobertura do Nokia Here é limitada, inclusive no Brasil: aqui, poucas cidades têm o serviço, que não mostra linhas de ônibus – apenas trem e metrô. Tudo isso é oferecido – e muito bem, obrigado – pelo Google Maps.

Já a avaliação do TechCrunch é mais sucinta: “é bom, mas ainda tem umas arestas para aparar”. Eles também colocaram um vídeo do app em ação, mostrando os principais pontos do serviço. Parece que o Here quebra um galho no seu iPhone até o Google Maps chegar. Mas se você quiser testá-lo, basta clicar no link a seguir: [Nokia Here/iTunes via The Verge e TechCrunch]

Sair da versão mobile