_Eletrônicos

Nokia lança mais três smartphones com Symbian, agora na versão Belle

Se para alguns o Symbian já morreu, mas só esqueceram de enterrar o corpo, a Nokia ainda vê com bons olhos — pelo menos a curto prazo — o sistema que ela pretende eliminar nos próximos anos. Por isso, três novos aparelhos foram anunciados hoje (701, 700 e 600), junto com a nova versão do […]

Se para alguns o Symbian já morreu, mas só esqueceram de enterrar o corpo, a Nokia ainda vê com bons olhos — pelo menos a curto prazo — o sistema que ela pretende eliminar nos próximos anos. Por isso, três novos aparelhos foram anunciados hoje (701, 700 e 600), junto com a nova versão do Symbian, a Belle — sim, a Anna já é coisa do passado.

Os três aparelhos são variações do mesmo tema e, como Power Rangers que têm uma característica mais marcante, cada um deles oferece uma habilidade mais específica. O 701, por exemplo, tem o que a Nokia está chamando de “a tela mais brilhante do mercado”, com tecnologia IPS; o 700 é o “smartphone sensível ao toque em monobloco mais compacto do mercado atual”, segundo a empresa; e o 600 tem os alto-falantes mais altos que a Nokia já desenvolveu, para desespero de qualquer um que pegue ônibus ou metrô.

Na parte de hardware, números interessantes e mais parelhos com o mercado atual: o 701 tem câmera de 8MP com vídeos em HD, 8GB de espaço interno e microSD, processador de 1GHz, rádio pentabanda e NFC. O 700 tem espessura de 9,7 milímetros, tem o mesmo processador e a mesma resolução de tela de seu irmão +1 (640×360), mas com câmera de 5MP. Já o 600 tem tela de TFT de 3,2 polegadas.

Por dentro, os smartphones rodam a mais nova versão do Symbian, a Belle, que surge pouco tempo após o lançamento oficial da atualização Anna. Ela promete várias pequenas mudanças para melhorar a usabilidade do sistema — mas falaremos dessa moça mais tarde, ainda hoje. O que podemos adiantar é que ele estará disponível nos próximos meses para todos os aparelhos com Symbianˆ3 e que, aparentemente, os finlandeses decidiram seguir o caminho do Android na hora de batizar as atualizações, seguindo a ordem alfabética.

Segundo a Nokia, o preço dos aparelho será, na Europa, 290, 270 e 180 euros, respectivamente. Confira abaixo os três vídeos de apresentação dos produtos. [Nokia via Ztop e This Is My Next]

http://www.youtube.com/watch?v=oay4yqRQuVE&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=MHkO19Zivb8&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=FBCbWrvOEpw&feature=player_embedded

Sair da versão mobile