A Nokia lançou hoje um serviço de mapa 3D, o Ovi Maps 3D, com modelos 3D fiéis ao original de monumentos como o Empire State Building em Nova York, os cassinos de Las Vegas e o Big Ben em Londres. Várias cidades têm visão da rua também. Bem, o Google Earth e o Street View existem há algum tempo – o que o Ovi Maps 3D tem de melhor?

Os modelos 3D e as fotos da visão de rua. Sim, ainda são poucas as cidades que contam com modelo 3D – o serviço da Nokia ainda é beta – mas as que têm são mais realistas. Compare a Golden Gate, cartão-postal de San Franscisco (EUA), no Ovi Maps e no Google Earth:

Para acessar os dois serviços, você precisa de um plugin, e não precisa reiniciar o navegador (não o Chrome, pelo menos). Instalar o plugin do Ovi Maps no Chrome na verdade foi mais rápido e fácil que instalar o plugin do Google Earth: ao contrário do plugin do Google, o Ovi Maps 3D instala rapidamente, e sem abrir outra janela.

O Google Earth com certeza ganha nos detalhes, mas é mais fácil navegar com o Ovi Maps: deu muito trabalho para chegar ao ponto de vista acima no Earth; com o Ovi Maps, foi fácil. E me parece que no Ovi Maps os modelos são mais reais; no Earth dá pra sentir que são apenas modelos 3D.

E a visão de rua é mais fluida no Street View, mas é mais bonita no Ovi Maps. Compare o Palácio de Buckingham em Londres nos dois serviços:

A versão beta do Ovi Maps 3D conta com 20 cidades, cinco das quais (Copenhague, Helsinque, Londres, Oslo e San Francisco) com visão de rua também. Segundo a Nokia, “o número de modelos 3D fotorrealistas vai aumentar com o tempo”. Já sabemos que a parceria entre Nokia e Microsoft inclui o Ovi Maps – imagine ter isto num celular com Windows Phone?

Confira o Ovi Maps 3D no link a seguir: [Ovi Maps 3D via Nokia via Engadget]