_Eletrônicos

Nokia lança smartphone N9, com tela de 3,9″, câmera Carl Zeiss de 8MP e MeeGo

Depois de nos atiçar com teasers, a Nokia anuncia oficialmente o N9: com tela AMOLED curvada de 3,9 polegadas, construção monobloco e câmera de 8 megapixels com lente Carl Zeiss, ele tem zero botões na frente – basta deslizar os dedos sobre a tela para fazer o que você quiser. Ele roda MeeGo, não Windows […]

Depois de nos atiçar com teasers, a Nokia anuncia oficialmente o N9: com tela AMOLED curvada de 3,9 polegadas, construção monobloco e câmera de 8 megapixels com lente Carl Zeiss, ele tem zero botões na frente – basta deslizar os dedos sobre a tela para fazer o que você quiser. Ele roda MeeGo, não Windows Phone 7, mas a Nokia acredita que isso não tem muita importância.

Viu o vídeo acima? Ele não cita uma só vez que o N9 roda MeeGo. No release à imprensa, abaixo, acontece a mesma coisa. O vídeo só mostra do que o aparelho é capaz: navegação GPS passo-a-passo, fotos com a câmera de 8MP com lente Carl Zeiss e dual flash, com foco automático e vídeos em HD e transferência de arquivos através de NFC.

O MeeGo conta com navegador com engine Webkit 2 e suporte a HTML5, além de multitarefa e a interface baseada em “swipes” – assim você alterna entre o feed de eventos, apps abertos e lista de apps disponíveis. Você destrava o aparelho com dois toques na tela e um “swipe” – nada de apertar botões ou alavancas. Vale notar que a tela do N9 tem proporção widescreen (16:9), é de Gorilla Glass (resistente a arranhões), e o aparelho não tem teclado físico. Conheça mais sobre o aparelho aqui.

Como dissemos, a Nokia vê o N9 como um experimento. Pelas palavras de Marko Ahtisaari, diretor de design da Nokia, eles aprenderam bastante: um smartphone “tem que ser simples, combinando software, hardware, serviços e conteúdo em uma única experiência” – bem ao contrário do que a Nokia fazia até então, se preocupando demais com hardware e deixando o software para depois.

O N9 não tem previsão de chegada ao Brasil, mas imagino que interessaria a poucos por aqui: eu não pagaria caro por um smartphone tendo a oportunidade de comprar um iPhone ou Android – ou, em breve, um Nokia com Windows Phone 7. Stephen Elop, CEO da Nokia, disse que o primeiro aparelho da empresa com Windows Phone chega ainda este ano. Por ele, eu estarei aguardando. O N9, para mim, continuará sendo belo, mas ainda assim um experimento. [Nokia N9 e Nokia Conversations]

Vídeo por Engadget

Release à imprensa:

Nokia N9 traz exclusiva tela curvada totalmente sensível ao toque

Smartphone, equipado com NFC e tela de 3,9’’, é o primeiro no mundo a ser oferecido com tecnologia Dolby Digital Plus e Dolby Headphone, que traz uma experiência única de som

São Paulo, 20 de junho de 2011 – A Nokia apresenta ao mercado o aguardado Nokia N9, smartphone Nokia Nseries que combina design inovador com a mais avançada tecnologia digital. O Nokia N9 tem uma tela frontal de 3,9’’ inteiramente sensível ao toque, para desempenhar as tarefas que os consumidores mais desejam, como a utilização de aplicativos, acesso às redes sociais e às funções múltiplas do aparelho. Ele inclui também o que há de mais recente em tecnologia de áudio, navegação e câmera, proporcionando uma excelente experiência para todos os perfis de usuários.

Sem um teclado físico ou mesmo um botão na página principal do visor, a tela curvada de vidro do N9 permite um controle eficiente do aparelho com a ponta dos dedos, que leva o usuário diretamente para o conteúdo que quiser acessar, podendo destravar a tela do produto de qualquer ponto, sem necessidade de alavancas.  O Nokia N9 tem três telas iniciais, que contribuem para o acesso rápido e eliminam a desordem que o desenho tradicional dos smartphones, por vezes, ocasiona.

“Na criação do Nokia N9, reavaliamos a maneira como um smartphone deveria funcionar. Ele tem que ser simples, combinando software, hardware, serviços e conteúdo em uma única experiência ao consumidor”, afirma Marko Ahtisaari, diretor de design da Nokia. “O Nokia N9 vai atrair qualquer um que queira se destacar na multidão, pois ressalta a individualidade do usuário, que terá um aparelho que se encaixa às suas necessidades reais”.

Design moderno de tela e menos ligações perdidas

A estrutura do Nokia N9 é feita com a melhor engenharia atual, em material policarbonato, o que possibilita um desempenho superior da antena frente aos aparelhos similares da concorrência. Isso significa uma melhor recepção, maior qualidade de voz e um número menor de ligações perdidas. A tela AMOLED de 3,9 polegadas é feita de vidro curvado resistente a arranhões, oferecendo uma interação completa com o conteúdo.

Imagens, mapas e multimídia – uma experiência mais inteligente

Características como sensor de foco automático Carl Zeiss de 8 megapixels – lente de amplo alcance -, captura de vídeo com qualidade HD e a grande abertura de lente mostram a excelência na performance da câmera, mesmo em condições de pouca iluminação, tornando o Nokia N9 um dos melhores aparelhos com câmera produzidos. É possível assistir a filmes no formato original de tela ampla de 16:9. O Nokia N9 é, também, o primeiro smartphone do mundo a ser oferecido com tecnologia Dolby Digital Plus e Dolby Headphone, o que proporciona uma experiência de som ambiente para qualquer conjunto de fones de ouvido.

O Nokia N9 é equipado, ainda, com a mais avançada tecnologia sem fio, chamada de NFC (Near Field Communication), com a qual o usuário pode facilmente compartilhar imagens e vídeos entre aparelhos, além de permitir uma conexão com acessórios Bluetooth, como o alto-falante de música sem fio Nokia Play 360o, habilitado na tecnologia NFC.  O N9 também oferece navegação gratuita para veículos e pedestres, com orientações por voz de mapas e um aplicativo exclusivo Drive para uso dentro do carro. Possui alta capacidade de armazenamento: 16GB e 64GB.

Ainda não há previsão de chegada do produto ao Brasil. Para mais informações sobre o Nokia N9, acesse: http://swipe.nokia.com/.

Sair da versão mobile