De acordo com o The Verge, a Nokia planeja lançar um novo sensor de proximidade para funcionar junto com a sua linha Lumia, e ele vai comnbinar NFC e Bluetooth 4.0 para rastrear objetos a partir do seu smartphone. Você nunca mais vai perder as suas chaves.

Segundo “fontes familiares com os planos da Nokia”, o chamado Treasure Tag será uma etiqueta com uma alça projetada para ser presa às suas chaves ou qualquer outra coisa. O seu Lumia poderá se comunicar com ela via Bluetooth 4.0 e NFC, e ajudará a encontrar o que estiver preso a ela onde quer que esteja – facilitando na hora de procurar um objeto perdido. Ele mostrará a localização em um mapa usando a tecnologia de realidade aumentada Nokia LiveSight.

Eis a parte mais bacana: de acordo com as fontes, você poderá localizar o smartphone pareado com o sensor ao segurar um botão no marcador. Isso vai ativar um som de notificação no seu smartphone. Considerando o tempo que perdemos procurando nossos celulares em casa, isso tem tudo pra ser bem útil.

Aparentemente o dispositivo ficará sempre ligado, com uma bateria que, teoricamente, funcionará por até seis meses. O The Verge diz que o Treasure Tag – o primeiro acessório da Nokia a usar o Bluetooth 4.0 de baixo consumo de energia – pode ser anunciado nas próximas semanas. [The Verge]