Começa amanhã a pré-venda do Nokia N8, novo smartphone da Nokia que promete fazer frente ao iPhone e ao exército de Androids, mesmo rodando a versão 3 do Symbian. E a ideia da Nokia é chamar a atenção com a câmera de 12 MP do aparelho e com o preço que, se não é aquilo que sonhamos e que os boatos indicavam, é menor do que seus concorrentes diretos. Desbloqueado, o aparelho será vendido por R$1.499.

Entre as novidades do já dissecado N8, há detalhes interessantes como a saída HDMI, o Wi-Fi no padrão n e a câmera de 12MP com lente da Carl Zeiss e flash de xenônio. O aparelho já tem 16GB de espaço interno e aguenta até 48GB (!) via microSD. Ah, e seu processador foi revelado: 680MHz, valor um tanto abaixo de seus concorrentes diretos, que já chegaram a casa do 1GHz. UPDATE: Como apontaram nos comentários, isso pode ser compensado pelo um acelerador gráfico decente (que ele tem) em parceria com o SO. Testaremos.

Mas não são só números que fazem mais um smartphone ser amedrontador – e a Nokia deve saber disso muito bem. O sistema operacional do N8, o Symbian^3, é mais resolvido do que seu antecessor, mas há dúvidas se ele consegue encarar o Android e o iOS. Aparentemente, a solução da Nokia será investir mais na sua lojinha de aplicativos, que perde feio a disputa contra o App Store do iOS e do Android Market. Os aparelhos vendidos a partir de amanhã chegarão na segunda quinzena de outubro, quando o aparelho também chega às lojas físicas e, provavelmente, a todas operadoras. [Nokia]