_Tecnologia

Nokia, Samsung e Sony formam aliança para levar mapas de shoppings e aeroportos ao seu celular

Hoje, você pode usar serviços como Google Maps ou Nokia Mapas para se orientar em uma cidade. Imagine fazer o mesmo em locais públicos enormes, como um shopping ou aeroporto? A Nokia formou uma aliança com mais 21 empresas, incluindo Samsung e Sony Mobile, para fazer avançar esta ideia. A Nokia trabalha em localização interna […]

Hoje, você pode usar serviços como Google Maps ou Nokia Mapas para se orientar em uma cidade. Imagine fazer o mesmo em locais públicos enormes, como um shopping ou aeroporto?

A Nokia formou uma aliança com mais 21 empresas, incluindo Samsung e Sony Mobile, para fazer avançar esta ideia.

A Nokia trabalha em localização interna desde 2007, e até mostrou seu protótipo que cria mapas internos extremamente precisos usando Bluetooth 4.0.

Segundo a Nokia, o foco da In-Location Alliance continuará no uso do Bluetooth 4.0 e também de padrões Wi-Fi, para saber exatamente onde você está dentro de lojas, shopping e aeroportos. A Nokia vê bastante potencial em mapas internos:

Para o consumidor isto poderia significar, por exemplo, ser direcionado aos produtos certos e promoções personalizadas em lojas próximas; usar navegação em tempo real dentro de um edifício; encontrar a localização precisa de coisas e pessoas; e até mesmo aumentar a segurança em situações de emergência.

Sim, o Google já começou a exibir mapas internos em alguns países, mas seu método é diferente: ele depende de triangulação de antenas, menos preciso que o Bluetooth; e exige que os estabelecimentos enviem seus mapas para o Google. Com o Bluetooth 4.0, será possível o mapeamento automático de locais internos, através de sensores.

A Nokia espera trazer esta tecnologia a celulares no ano que vem. [Nokia via The Verge]

Sair da versão mobile