_Eletrônicos

Nokia vai reduzir lançamentos de smartphones pela metade em 2010

O N900 parece anunciar uma nova era para smartphones da Nokia, depois do fiasco do N97, principalmente por causa do Maemo. Mas a Nokia anunciou que vai reduzir o portfólio de smartphones pela metade em 2010. Parece um bom plano.

O N900 parece anunciar uma nova era para smartphones da Nokia, depois do fiasco do N97, principalmente por causa do Maemo. Mas a Nokia anunciou que vai reduzir o portfólio de smartphones pela metade em 2010. Parece um bom plano.

Eles já disseram que só lançariam um celular com Maemo no ano que vem. Agora, a responsável por smartphones na Nokia, Jo Harlow, diz:

Nós vemos… uma competição com certeza bastante forte no segmento high-end, mas também vemos [competição forte] nos segmentos mid e low-end de smartphones aumentando.

Esta citação faz mais sentido quando entendemos "segmento high-end" como "celulares com Maemo", e "segmentos mid e low-end" como "smartphones com Symbian".

Esta tática de se concentrar em smartphones low-end foi mencionada ainda esta semana pelo presidente da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, que quer baixar os preços desses smartphones para aumentar as margens de lucro.

A Nokia diz ter lançado 20 smartphones este ano. No ano que vem, devemos esperar cerca de 10 novos smartphones. Antti Vassara, chefe de pesquisa e desenvolvimento de smartphones da Nokia, disse que

Precisamos reduzir a diferenciação desnecessária, para termos um portfólio bem mais focado para ano que vem.

Sim, o N900 vendeu acima das expectativas, forçando a Nokia a atrasar a venda tanto nos EUA como na Europa (e nem colocar prazo para ele chegar no Brasil), então talvez fosse uma boa ideia lançar mais modelos de smartphone. Mas analistas consideram positiva a decisão:

A oferta de celulares da Nokia possui modelos demais que parecem iguais, e acreditamos que esta quantidade vertiginosa de escolhas confunde os consumidores", disse Pablo Perez-Hernández, analista da MKM Partners. "Simplicidade é sempre o melhor, então reduzir o número de modelos enquanto se melhora o restante do portfólio é uma medida sensata".

Este é um dos motivos pelos quais a Apple conseguiu entrar com sucesso no mercado de celulares: ela faz um só aparelho, e faz bem — e a Apple lucra mais que a Nokia no mercado de smartphones. Além de uma estratégia mais focada para smartphones, a Nokia vai renovar o visual do Symbian ano que vem, e ainda quer levar o Symbian para dumbphones. Nossas expectativas para a Nokia em 2010 estão melhorando. Quanto mais gente brigando em alto nível, melhor. [Reuters]

Sair da versão mobile