A Sisvel International é uma notória empresa de propriedade intelectual, que chamou a atenção em 2010 ao se unir com Apple e Siemens para chamar uma intervenção policial na feira CeBIT, na Alemanha, contra um expositor que supostamente violava patentes. Agora, a Sisvel está mais armada: a empresa anunciou que adquiriu centenas de patentes da Nokia para tecnologia sem fio.

De acordo com a própria Sisvel, a empresa comprou 47 famílias de patentes – compostas de 450 patentes e pedidos individuais – que foram concedidos originalmente à Nokia. 350 destas são consideradas “essenciais” para diversos padrões de rede sem fio, como GSM, UMTS/WCDMA e LTE (4G). Um grande número de patentes aparentemente lidam com otimização de codificação de vídeo, o que faz sentido: a Sisvel tem uma enorme quantidade de patentes relacionadas a vídeo. A Nokia tem mais de 30.000 patentes e pedidos de patente.

“A Sisvel tem sido extremamente ativa nos últimos anos, trabalhando com a indústria sem fio para fornecer acesso simplificado a patentes sem fio essenciais em condições justas, razoáveis e não-discriminatórias, ou FRAND”, diz Giustino de Sanctis, CEO da Sisvel, em comunicado à imprensa.

É esperar para ver se o método “justo e razoável” da Sisvel não resulta em mais ações policiais. [Sisvel via BGREngadget]

Foto por AP