No começo deste ano, a Nokia fez um lançamento no mínimo inusitado: três smartphones rodando uma versão bastante alterada do Android. Depois de alguns meses e o anúncio de que esta linha seria “deixada de lado” pela Microsoft, o modelo mais básico chegou ao Brasil. O Nokia X está disponível na Americanas.com e sai por R$399 à vista.

Sim, é um lançamento oficial. A própria Microsoft confirmou a chegada do aparelho por aqui ao Manual do Usuário.

Entrei em contato com a assessoria da Microsoft e ela confirmou que, sim, o aparelho está disponível aqui com a bênção oficial. Mas com ressalvas: trata-se de “um volume pequeno” que está sendo comercializado sem qualquer esforço em marketing e com uma distribuição reduzida.

O Nokia X é um aparelho bem básico que roda um sistema baseado no Android Open Source Project. Ele não tem acesso nativo a serviços do Google — Gmail, Maps, busca e Drive, entre outros, foram trocados por seus correspondentes da Microsoft/Nokia, como Outlook, Here Maps, Bing e OneDrive — nem à Play Store.

Ao que tudo indica, é um lote pequeno que está sendo vendido aqui sem muito alarde. Por R$399, não chega a ser um grande negócio — smartphones Android ou Windows Phone saem por um preço um pouco maior e oferecem sistemas, digamos, mais coesos. A não ser, claro, que você queira mesmo ter esta inusitada combinação de Nokia e Android na sua casa. [Manual do Usuário]