Se você – assim como eu – tem DDD 21 e respirava aliviado porque nono dígito era coisa de paulista, má notícia: seu celular vai ganhar mais um dígito em 2013. Quem mora no Vale do Paraíba, com DDD 12, também.

O presidente da Anatel, João Rezende, disse ao G1: no início de 2013, começa a implantação do nono dígito nas linhas do Rio de Janeiro com DDD 21.



Na metade do ano, o nono dígito deve chegar ao Vale do Paraíba (DDD 12), no estado de São Paulo. Segundo o G1, a região tem 158 linhas de celular para cada 100 habitantes – é a maior proporção do interior paulista.

E, aos poucos, o Brasil inteiro ganhará mais um dígito no número do celular, diz Rezende, sem dar prazos. Mas por que o nono dígito? Bem, ele é necessário para criar mais números de celular: apesar dos problemas, o número de linhas não para de crescer. Mas como um dígito novo é algo incômodo e complicado de se fazer, é preciso implementá-lo aos poucos.

No DDD 11, o estoque de números disponíveis de celular estava quase acabando, por isso ele recebeu o nono dígito antes. Desta forma, agora são possíveis 90 milhões de números, em vez de 44 milhões. [G1]

Foto por Laura Gilmore/Flickr