_Telecomunicações

Nono dígito chega ao DF e em mais seis estados

DF, GO, MT, MS, TO, AC e RO ganharam nono dígito neste domingo; saiba como alterar a numeração em seu smartphone

Continua a caminhada para implementação do nono dígito pelo Brasil. Agora, Distrito Federal, os três estados do Centro-Oeste e três estados da região Norte terão de ter o dígito 9 no início.

A partir de 29 de maio, a numeração dos seguintes DDDs passa a ser alterada: 61 (Distrito Federal), 62 e 64 (estado de Goiás), 63 (estado do Tocantins), 65 e 66 (estado do Mato Grosso), 67 (estado do Mato Grosso do Sul), 68 (estado do Acre) e 69 (estado de Rondônia).

Isso afeta apenas números de celular: ou seja, telefones fixos e rádios Nextel continuarão exatamente no mesmo formato de antes.

Apesar de a nova numeração ter começado neste último domingo (29), a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) reserva um tempo para adaptação, em que ligações com oito dígitos ainda serão completadas. A Anatel explica:

– até o dia 7 de junho, as ligações sem o dígito 9 serão completadas normalmente;

– até 5 de setembro, você receberá um aviso sobre a mudança do número, e algumas ligações com o dígito 9 serão completadas, enquanto outras não;

– depois disso, apenas chamadas com os nove dígitos serão completadas.

Atualizando seus contatos

Para atualizar sua agenda de contatos, é só baixar um dos apps criados pelas operadoras:

– Vivo: Android, iOS

– TIM: Android, iOS

– Oi: Android, iOS

– Claro: Android, iOS

Se você usa Windows Phone, a situação é um pouco mais complicada: o único app disponível, o BR9, não é atualizado há algum tempo. Ele apenas adiciona o dígito 9 nos números que não possuem DDD na frente. Se você tiver que editar vários números manualmente, visite people.live.com para fazer isso no computador.

Talvez você não se importe com ligações, mas e o WhatsApp? Não se preocupe: ele atualizará sua conta automaticamente. Do FAQ:

Nós temos conhecimento sobre as mudanças de números de telefone no Brasil e estamos preparados para vincular a sua conta atual à sua conta com o novo número automaticamente – você não precisará fazer nada. Faremos todos os ajustes necessários em nosso sistema para que você possa continuar a usar o WhatsApp sem a necessidade de criar uma nova conta, simplesmente conectando seu número novo à sua conta antiga.

No caso do Viber e do Telegram e outros apps que usam sua agenda, é preciso deletar sua conta no aplicativo e fazer um novo cadastro com o dígito 9 – ou simplesmente reinstalar o app.

E em dispositivos Apple, é preciso fazer o seguinte:

– toque em “Telefone” e veja se o número já aparece com o dígito 9. Senão, coloque o dígito.

– toque em “Mensagens”. Desative e ative o item iMessage, coloque sua senha da Apple ID e o novo número deve aparecer, já com o dígito 9.

– toque em “FaceTime”. Desative e ative-o novamente, coloque sua senha do Apple ID e pronto.

O nono dígito adiciona 90 milhões de linhas por DDD, e já foi implementado em catorze estados. Até o fim de 2016, todos os números de celular terão o novo formato.  A próxima região que vai receber o nono dígito é a Sul.

Sair da versão mobile