_Tablets

Nook Color ganha aplicativos: um verdadeiro e barato tablet com Android?

A nova atualização que o Nook Color recebe hoje é das grandes: ela tenta transformar o aparelho em um tablet completo de U$250. Com a atualização para Android 2.2, o Nook Color ganhou um browser melhor com suporte a Flash, apps reais de e-mail e calendário, animações de página virando nos livros (ei, isso é […]

A nova atualização que o Nook Color recebe hoje é das grandes: ela tenta transformar o aparelho em um tablet completo de U$250.

Com a atualização para Android 2.2, o Nook Color ganhou um browser melhor com suporte a Flash, apps reais de e-mail e calendário, animações de página virando nos livros (ei, isso é importante para algumas pessoas!) e, sim, aplicativos. Os apps devem ser criados especificamente para o Nook Color, passando ainda pelo crivo da Barnes & Noble — a intenção da empresa é aceitar apps que sejam “compatíveis” com a existência centrada em leituras de seu aparelho e que sejam desenhados para telas de 7 polegadas (evitando problemas que o Galaxy Tab teve). Então podemos imaginar apps de leitura como o Pulse e o Epicurious e jogos mais simples, como Angry Birds. No lançamento, hoje, cerca de 125 apps já estão disponíveis.

Apps completos e reais podem ser o argumento final para a Barnes % Noble batizar o Nook Color como o tablet decente mais barato com Android — e o leitor sempre passou a sensação de querer ser isso mesmo — mas a dúvida é se os desenvolvedores irão realmente criar apps específicos e em escala suficiente para poder chamá-lo de tablet de verdade, mesmo custando U$250.

Hoje, no lançamento, não há apps para Twitter e Facebook, por exemplo, muito menos apps mais obscuros e interessantes, como o Read It Later Pro (o Instapaper para Android), mesmo com a presença maior de aplicativos pagos. E com o surgimento de mais e mais tablets com Android, a situação pode ser difícil para a B&N convencer os desenvolvedores a trabalhar especificamente para sua plataforma, já que algumas customizações são necessárias — não apenas pelo tamanho da tela, mas também para criar uma interface “simples” o bastante para os usuários do Nook Color. (O que não é algo ruim do ponto de vista do usuário final, dada a interface de alguns apps de Android.)

Mesmo assim, a situação dos tablets com Android fica mais interessante hoje — e talvez a Amazon possa enxergar a novidade com bons olhos também. Curioso para saber se o Nook Color vale a pena? Em breve faremos um relato completo da experiência de viver com um tablet de U$250. [B&N]

Sair da versão mobile